CORRIDA CORRENDO POR RECIFE - SANHARÓ - JOÃO PESSOA - TREINO NOVEMBRO 2021 - CORRI COM A CORJA E DE VOLTA AOS 10KM SUB 1HORA - PROJETO 30KM

by - dezembro 04, 2021

   Novembro fechado com 63kms rodados, pouca rodagem, mas deu para aproveitar os 30 dias. Treinos regulares mas sem forçar muito, tanto que o maior longão foi de 16kms (acabei  abortando o último treino do mês dos 20kms). A gripe no meio do mês atrapalhou meus. planos para retornar aos maiores longões. 


Correndo pelas ruas do Recife, fotografado por um dos apoios de
 luxo do grupo A Corja


Seguem as conquistas do mês de novembro:


  • Melhor tempo dos 16kms (com o tempo 01:39:52!)
  • Treino leve com o grupo A Corja ( um dos mais antigos e ativos do grupos de corrida do Recife)
  • Corrida oficial de 10kms depois de mais de 2 anos em João Pessoa, Paraíba (abaixo de  1h!)

Feriado de finados em novembro e aproveitamos para realizar nosso treino curto com velocidade moderada sem forçar muito, já pensando no retorno aos longos do fim de semana. Compramos a camisa azul de um dos grupos de corrida mais tradicionais de Pernambuco, o grupo de corredores da Jaqueira, a @corja, liderado pelo veinho snipper , um exemplo de cumplicidade e força de vontade, o corredor Lula Holanda. Hoje foi o retorno do grupo com um treino coletivo depois de 1 ano e 9 meses parado devido o lockdown. Pessoal muito animado, grande. festa com muitas pessoas saindo da Jaqueira rumo a 22km. Ficamos nos 5kms mesmo.  Adoramos a participação e vamos sim retornar a estes treinos coletivos.  Tempo foi bom abaixo de 30min.









O segundo treino do mês foi em Sanharó com 16kms , acordando bem cedo para evitar o normaço da manhã. Pegamos estrada de barro, paralelepípedo, asfalto e até BR 232. No final tudo certo! Até minha noiva correu os seus 16kms. Tentei montar um trajeto diferente passando pela cidade, mas descobri que uma região era perigosa e com muitos cachorros, por isso, preferimos ir por outro caminho de volta pela BR. Por isso além de estudar as rotas, bom dar uma volta no local para conhecer bem o percurso para evitar possíveis roubadas.











No retorno a Recife, fui acometido por uma baita gripe desde domingo, e só comecei a me recuperar na quarta-feira. Era para correr 8kms, mas quebrei e no km 5 meu corpo parecia um poste. Pernas bem cansadas, e ainda nem estava 100% recuperado. Já era a semana da prova dos 10kms na Meia Maratona Internacional de João Pessoa no Domingo.  A corrida foi na Jaqueira pela noite, já para evitar o sol, mas o vírus não deixou.








No domingo estávamos em João Pessoa Paraíba para a primeira prova de 10kms oficiais desde o início da pandemia ainda em 2019. Decidimos pegar o feriadão da proclamação da república para passear e ainda dar uma corridinha. A prova alvo foi a Meia Maratona Internacional de João Pessoa, considerada por eles, como a meia maratona mais rápida do Brasil.  Já no sábado, fomos buscar o kit mas levamos mais de 1 hora para chegar ao guichê de entrega, pois muita gente veio também no sábado para buscar o seu kit.  Mesmo assim ,a experiência demorada não prejudicou a prova, que trouxe mais de 2000 pessoas correndo. Modalidades de 5km, 10km, 21km, ou seja para todos os gostos. Prova teve largada no Busto de Tamandaré - Cabo Branco. Prova começou pontualmente, e muitas assessorias com suas tendas de apoio, no local. Hidratação presente em todo o percurso, com água gelada.  E o que falar de nosso desempenho? Eu e minha noiva corremos os 10kms , eu segui uma estratégia de correr com pace abaixo de 06:00 desde o início da prova, para ver o quanto meu corpo e pernas aguentavam este ritmo.  Mesmo saindo de 
uma gripe e pernas doloridas, consegui realizar 5kms de pace abaixo de 30min, mas depois do km 6, minhas pernas não seguraram adicionando o calor forte das 07:00 que já batia sobre minha cabeça.  Minha noiva até me ultrapassou depois do km 6. Ela terminou com ótimo tempo com 58:39 e eu com 59:28 (abaixo de 1 Hora :D). Este tempo rendeu à minha noiva o décimo primeiro lugar em sua categoria/idade. Parabéns jovem!  No final, foi curtir a vibe, receber a medalha e aproveitar os lanches do kit pós prova. Correr no Sol do Nordeste não é brincadeira!

















Na quarta-feira retorno aos treinos ritmados sem forçar com 4km. moderados pela rota da ciclofaixa Rua Amélia x Beira Rio , ida e volta. Pace moderado, para soltar a musculatura e nos prepararmos para o longo do fim de semana. Minha noiva me acompanhou à noite no treino!










No sábado , o treino de longão! Minha noiva tinha uma meta importante e essencial para seu  treino para a sua primeira meia: os famigerados 18kms. Muitos dizem: 18kms nas pernas e nos 3kms na cabeça e na emoção. E a jovem foi lá e fez! Correu na orla beira mar de Boa Viagem com um excelente ritmo (06:10min/km). Meu treino era 14kms livres com pausas de hidratação a cada 4kms. Saímos as 05:15 da manhã rodando pela orla desde a padaria de Boa Viagem até JCPM e voltando até o Hospital da Aeronáutica, com a chegada na padaria de Boa Viagem novamente. Sol entre nuvens ajudou muito a gente a concluir o treino sem cansaço.














Na quinta foi dia de trabalho de intervalado, com velocidade. Foram 3 kms intervalados de 1km com descanso ativo (polichinelo, skipping e polichinelo vertical). As pernas ficaram meio travadas no primeiro km , mas depois se soltaram atingindo o tempo desejado com tiros abaixo de 05:40. Treino na Beira Rio, no solzinho do Recife.











A última prova do mês foi em Sanharó, com sol leve e 21 graus na nuca. A nossa volta tradicional de Sanharó: Sítio das Moças x BR 232 x Ruas de Sanharó. Realizamos 6km e deixamos o longão no dia de semana, pois em Sanharó com muitas ladeiras e pisos irregulares, preferimos em um treino curto. O destaque foi a homenagem à imagem de Nossa Senhora na entrada de sítio das moças, distrito bem conhecido de Sanharó. Tempo run, sem forçar as pernas!













E assim fechamos o mês de novembro, com grandes conquistas (prova de 10km abaixo de 1hr) e a jovem realizando seus primeiros 18kms. Agora em dezembro temos mais 2 provas: A corrida eu Amo Recife, uma das minhas favoritas, com 10kms. Depois de 2 anos corro ela pela segunda vez (última foi com 01:01:32). A segunda é a meia maratona da conceição em Aracaju, Sergipe, que foi palco da minha primeira meia e agora mesmo local da primeira meia da minha noiva. Sempre legal voltar ao seu berço de origem para correr mais 21kms!  Novas missões também em dezembro, mas vou deixar para contar mês que vem!

Boas lembranças de 2019: minha primeira meia maratona, e em breve , em 2021 de volta!



Segue meu resumo no smashrun:








You May Also Like

0 comentários