CORRIDA CORRENDO POR RECIFE - ARACAJU - PICOS - TREINO DEZEMBRO 2021 - CORRI 26KMS - FOI NA TRAVE OS 30KMS! - PROJETO 30KM

by - janeiro 08, 2022

    

Dezembro veio com força com um dos maiores volumes do ano: 93kms rodados, com 8 treinos ao total. O período de confraternizações e festas de fim de ano que me atrapalharam nos treinos, mas no modo geral posso dizer que fechei muito bem o ano. Foram 985kms rodados com 104 corridas de rua em mais de 103 horas correndo e 4 meias completadas no ano de 2021. Para mim um grande feito! Vamos falar sobre isto ao longo deste post.



Eu e Marcelle após a Meia Maratona da Conceição 2022 em Aracaju! 


Seguem as conquistas do mês de dezembro:


  • Participação na Corrida Eu Amo Recife 2022, com 10km.
  • Participação da Meia da Conceição 2022 em Aracaju, sendo a primeira meia realizada da minha noiva! Sucesso Jovem!
  • Primeira corrida acima dos 21kms com 26kms rodados em Aracaju! Foi duro , mas foi!
  • Corrida em Picos - Piauí depois de 1 ano, com a última corrida do ano!





Na quarta-feira decidimos realizar o longão que não pudemos realizar em Sanharó no fim de semana, logo nosso treinador nos pediu para realizar 20kms na quarta-feira em dia normal. Mas devido ao tempo, pois ambos precisávamos estar no trabalho às 08:00 acabamos realizando 16kms (eu) e Marcelle fechou os 15kms. Saímos bem cedo às 04:50 e montamos o percurso espinheiro x marco zero x jaqueira x estrada do encanamento e retornando pela mesma até o espinheiro. Pouco sol ajudou durante todo o percurso, minhas pernas responderam bem com um PR nos 16kms (01:40:52).  Logo após saí para alinhamento e balanceamento das pernas com a fisioterapeuta que me deixou revisado!













Sábado foi dia de correr uma das provas que mais curti correr, mesmo só tendo corrido uma vez: A corrida de rua Eu Amo Recife, 8º Edição 2022.  




A corrida que marca a abertura das corridas oficiais em Recife teve percurso de 5km, 10km e 21kms no período da tarde/noite. Uma ótima opção para quem estava tentando fazer sua primeira meia, visto a temperatura amena para fazer a prova, especialmente neste período do verão. Eu e minha noiva como estávamos em preparação para os 21kms da próxima semana, optamos por correr juntos 10kms como um preparatório. A prova teve sua largada no Paço Alfandega, seguindo pela ponte do limoeiro, rua da Aurora em direção à Avenida Sul e retornando por baixo do viaduto do Cais Estelita e retornando até o Paço Alfandega. 

Foto tirada pelo site do PERunning.com.br




Realizamos 10kms bem tranquilos e acabamos concluindo juntos! Iniciei com um pace acima dos 6' por causa da multidão e quando encaixamos conseguimos fazer pace 05:50 - 05:57. Uma marca característica do evento é pela grande quantidade de hidratação e muita música durante no percurso que ajudaram manter a energia em alta. O maior desafio foi aquele viaduto em cima do restaurante catamarã, mas  mesmo assim consegui fechar com um excelente tempo: 59:02.  Meu relógio engoliu uns 100ms e fechou com uns 20 segundos a mais. Saímos muito bem, pernas  sem dores e preparados para o próximo desafio do ano.   Na largada encontramos a Dra Giulia (amiga da minha noiva) que inaugurou seus primeiros 5km!













E no domingo mais esperado do ano estávamos lá de novo em Aracaju, naquele calor já esperado da mais aguardada meia maratona do calendário oficial de corrida de Sergipe: A Meia da Conceição 2021. Uma corrida já bem tradicional no calendário sergipano e que encerra o ciclo de provas na região, próximo ao feriado da padroeira da cidade Nossa Senhora da Conceição. Em 2019 corri minha primeira meia na Meia da Conceição e também a primeira da minha noiva. Ela tem um componente especial que é a minha terra natal e por estar mais próximo da minha família (meus pais moram em Aracaju). 





Chegamos na sexta para buscar o kit e no domingo de manhã partimos cedinho para a largada que seria no farol do mosqueiro com o percurso até o farol da Coroa do Meio, com 21kms em linha reta. Mesmo com o sol rachando conseguimos realizar a largada be tranquilos, com destaque para vários pontos de hidratação (aproximadamente a cada 2kms com direito até a isotônicos em alguns pontos).  Em alguns momentos dei uma caminhada, para aliviar os efeitos do calor, e ainda por cima meio resfriado e cansado de uma viagem de retorno de São Paulo na quinta anterior). Mesmo assim fiz uma boa prova com o tempo de 2h 18min, fechamos bem próximos com Marcelle terminando em minha frente uns 40-50 segundos. Melhor parte é a chegada ao ver todas as famílias reunidas (os pais da minha noiva também estavam lá para recepcionar a meia maratonista), não tem preço!

Recomendo para todos que querem curtir uma prova plana beira mar com poucas curvas.












Após uma semana parado, devido a uma forte gripe que peguei (provavelmente a cepa do H3N2) , retornei aos treinos. Aproveitei para descansar após 21kms puxados. Foram quase 10 dias descansando, que me ajudou a recuperar as pernas. A missão era correr 5kms intervalados a cada 1km com 20-100 polichinelos.  Acordei bem cedo pois iria viajar no dia para Aracaju de carro, e então às 05:30 fiz o trajeto Rua Amélia x Jaqueira x Rua do Futuro x  Rua Amélia x Rua da Hora x Barão Itamaracá x Santo Elias. As pernas e corpo respondendo bem a todo treino com tempo abaixo dos 30 minutos (primeiro km sempre para aquecer).





 





Em Aracaju, decidi fazer uma corrida leve na véspera de natal extra só para soltar a musculatura. A corrida foi na beira mar pela tardinha. Estava muito nublado o que deixou muito abafado o clima, pouca gente na rua o que significa o povo preparando para noite de ceia. Decidi fazer 5kms livres, onde só consegui soltar mesmo as pernas no último km. Barriga meio cheia, meio abafado, foram uns 2kms ritmo leve.  Também foi dia de inaugurar meu tênis novo: UltraBoost 21. Bom tênis com amortecimento, mesmo sendo mais pesado que a versão anterior, ainda me acostumando e será meu novo companheiro nos treinos de academia e fortalecimento.









Domingo, era um dos dias mais esperados 26/12, o dia que eu iria fazer acima de 21kms: poderia optar pelos 30kms (Projeto inicial) ou 26kms.  Por ser 9kms acima, eu decidi que se eu estivesse bem eu tentaria fazer 30kms, mas se não fecharia 26kms. Com a meta estabelecida, montei meu percurso pela ruas de Aracaju. Seria um longo caminho, portanto precisava me equipar bem com hidratação e boa noite de sono. Como tinha ganhado do meu pai uma mochila de hidratação , equipei ele com 2 litros de agua , vários gels e algumas gomas de palatinose.


Percurso planejado abaixo:





Larguei às 05:30 e fui realizando o percurso com pausas a cada 3km para hidratação, sem me preocupar com o pace, apenas correr e curtir o momento. Quando cheguei no km 22 as pernas começaram a pesar e daí em diante foi só no trote. Foram mais de 45 minutos para correr 4kms seguidos. Acabei fechando em 26kms satisfeito, com esta meta realizada. Não eram os 30kms mas feliz por ter conseguido subir 5kms acima, fruto do preparo físico e mental. Melhor parte foi que todo o percurso o sol estava em nuvens o que me ajudou bastante a correr.


Abaixo um vídeo simulação de todo o percurso!





















No penúltimo dia do ano, foi dia de correr 4kms forte. Mas no último km senti um baita chicotinho e precisei caminhar todo ele. Acabou sendo 3kms fortes e 1km andando. A recuperação dos 26kms foi até rápida, tanto que quarta-feira já estava correndo bem. Foi o trajeto Recife Beira Rio x Rua Amélia às 07:00 da manhã. Penúltimo treino do ano!










E a última corrida do ano foi já em Picos no dia 31/12 com 6kms livres, depois de ter chegado na cidade na quinta, sexta demos uma corridinha para se despedir de 2021, eu e minha noiva em Piauí. Corremos sobre pequena chuva na Beira Rio de Picos.  Acabei fazendo 6kms livres (com o último km com algumas panes estomacais) mas deu tudo certo! Apenas uma pausa no km 3 para água.
















E assim fechamos o ano de 2021, com muitas histórias de corrida, muitas conquistas, muitas quebras , mas com saúde, paz e tranquilidade no coração que é o que mais importa. Termino o ano com a satisfação de ter fechado com saúde e pernas em dia para fazer um dos hobbies que tanto amo.  Ano que vem tem maiores metas e maiores desafios, será o ano da maratona dando início a um novo projeto: Projeto Vem 42km! E com algumas novidades que pretendo compartilhar no próximo post de janeiro. Fecho agradecendo a Deus, meus pais, minha noiva , minha fisioterapeuta Cândida, meu personal Guilherme Gadelha e ao meu nutricionista Igor Carvalho.





Segue meu resumo no smashrun de Dezembro e 2021:


 







You May Also Like

0 comentários