CORRIDA CORRENDO POR RECIFE - PICOS - CABEDELO - TREINO JANEIRO 2022 - BOAS VINDAS À FAMÍLIA DO RECIFE RUNNERS - PROJETO 42KM

by - fevereiro 05, 2022

   Ano de 2022 começou com muitas novidades e com muita rodagem. Janeiro de 2022 iniciou como um ano de novas metas e projetos e mudanças em meus treinamentos para continuar evoluindo em desempenho e qualidade nas minhas corridas. Mas antes de falar mais sobre as novidades, comentar em breve resumo as grandes conquistas de janeiro.

Realizei 97km rodados, um volume maior já que a média do ano anterior, com muitos treinos durante a semana. Também tive a participação da primeira eco-trail-run em Cabedelo , Paraíba cuja a edição da EcoRun de 2021 foi adiada para este mês.  


Eu e minha esposa com o novo uniforme laranjinha, o que será ?


Seguem as conquistas do mês de janeiro:

  • Melhor tempo dos 8kms com tempo de 46:49!
  • Participação nos treinos do grupo de corrida Recife Runners, agora devidamente matriculados!
  • Corrida em Cabedelo, Paraíba com a EcoRun 2022 rodando 10kms, nossa primeira eco-trail-run!

Janeiro iniciou com a minha despedida de férias em Picos, Piauí. Sem planilha ou compromisso, decidi antes de retornar para Recife, realizar um treino leve de 8kms livre na Beira Rio da cidade.  Peguei uma temperatura bem agradável e até estranha para os padrões da cidade, fazendo 25 graus e com muitas nuvens.  Com esta temperatura agradável larguei sozinho pela beira rio dando 2 voltas.  O tempo não foi tão bom, e devido a minha alimentação rica em glúten e lactose, estava com as panturrilhas e coxas bem inflamadas, o que me deixou mais lento e com incômodos quando corria. Mesmo assim consegui fechar o treino com sucesso! Também tive a oportunidade de continuar testando meu novo tênis Adidas Ultraboost 21 para treinos diários. Embora um excelente tênis com amortecimento, eu não achei ele tão firme nos pés, o que me deixou após alguns longões com certas dores nos pés (fascites plantares).  Acho que não me adaptei 100% a ele, mas será uma ótima companhia para os treinos diários de academia.





Depois de vários bate-papos nos bastidores em 2021, tinha chegado o momento de dar novos ares aos nossos treinamentos de corrida. Depois de 1 ano sozinho e 2 anos acompanhados e monitorados pelo nosso personal Guilherme Gadelha (@ptgadelha), decidimos seguir para um novo projeto agora apoiado pela assessoria especializada em corridas de rua Recife Runners. Um dos grupos mais populares de corrida de Recife, este grupo que mais chamo de família junta pessoa de todas idades, experiências e gênero por um objetivo em comum: qualidade de vida e saúde por meio da corrida. Eu e minha esposa entramos neste ano começando 2022 com os primeiros treinos da equipe. Ela é liderada pela Head Coach Paula Pinheiro, uma profissional em educação física e especialista em corridas de rua, por sinal fui agraciado por ser minha treinadora. Minha esposa também entrou no grupo e está sendo treinada pelo profissional Rafael Monte, co-fundador também do grupo e especialista também em corridas.

Fomos muito bem recebidos pela equipe, com treinos nas segundas, quartas e sábados bem cedo (temos que acordar às 05:00 da manhã para partir para os treinos).  As primeira mudanças aqui já ocorrendo pois só corria duas vezes por semana e com horários mais livres. Reencontro de amigos com Marcello (@sedivertircorrendo) e sua esposa e construção de novas amizades.  A corrida do sábado foi um longo livre de 9kms saindo pela estrada do encanamento , Rosa Silva até a estrada do Arraial e retornar pela estrada do encanamento. As pernas responderam bem agora sem dores e ainda no fim uma recepção do grupo com frutas e água com a participação da loja wk.sports , especializada em materiais esportivos de corrida, próximo à casa alemã. 











Na segunda-feira já iniciamos treino orientado por zonas de frequência cardíaca. Zonas de treino (Z1, Z2, Z3, Z4, Z5) é uma das metodologias utilizadas para elaboração de ciclos de treinamento para corredores, onde é definido a partir da mensuração de VO2 por tempo ou até por batimento cardíaco. De posse destes dados, você pode montar as zonas que vão de leve , comfortável, até forte e extremo esforço. Como nunca realizado treinamento por zonas, (meus treinos eram por percepção de esforço), foi uma novidade controlar minha velocidade quando solicitado na planilha do treino.  Meu treino foi 9km Z1, largamos às 05:15 pelo parque Santana até a estrada do Arraial retornando na altura da APAE e voltando novamente pela Jaqueira. As pernas responderam bem com pausas apenas para hidratação, e até com medo de me perder (trajeto novo que eu não conhecia). Uma coisa boa dos treinamentos em grupo é ter as hidratações no meio do percurso, ajuda muito para não ter que ficar carregando água e também a iniciativa de redução de plásticos, onde cada corredor traz seu copo ou garrafinha. Até eu já adquiri meu copo dobrável para as minhas corridas.  Minha esposa correu 6kms também. Foi uma oportunidade de conhecer mais minha head coach Paula e discutir  as provas alvo deste ano.








No treino de quarta-feira foi início dos primeiros intervalados do ano.  O objetivo é fortalecer a base , e aumentar a resistência para longas distâncias. Hoje comecei a aprender a como computar os laps a partir do relógio para poder ter as parciais do treino. O clima entre nuvens ajudou muito e todo treino foi na Jaqueira. Foram 800m aquecimento + 3x (1.2KM Z2 + 2'RI) e 2x (800m Z3 + 1'RI). Parciais foram entre 06:26 - 05:16. Terminei bem, com pernas e cardio funcionando tudo em conjunto!








No domingo, foi dia de corrida oficial, a primeira do ano. Tínhamos inscrito para a prova EcoRun Cabedelo em 2021 mas devido à pandemia foi adiada para janeiro deste ano. A prova sediada em Cabedelo Paraíba tem como destaque a paisagem do trajeto de toda a prova com areia fofa da praia, trilha e até trechos de asfalto. Foram 15km e 7.5 respectivamente para mim e minha esposa. A largada foi um pouco confusa devido ao espaço pequeno (antigo forte de Santa Catarina) e com vários poços de água no trajeto. Mesmo assim não ofuscou as vistas maravilhosas da praia de Cabedelo. Não me preocupei com o pace, e simplesmente uma corrida para curtir a paisagem. Vários pontos de hidratação, tudo bem estruturado com baitas fotos tiradas pela equipe do Foco Radical. No final terminamos a prova bem , mas que a prova não é fácil não viu, cansa e muito! 

Também foi dia de inauguração do meu relógio novo, depois de muita pesquisa, acabei pegando um modelo smartwatch esportivo Garmin  Venus2 com suporte a integração com Spotify e vários sensores de maior precisão para monitoramento da corrida.














Na segunda seguinte, já tinha semana de treino, e na verdade uma semana de avaliações. Todos os integrantes do grupo de corrida passariam por uma bateria de testes para avaliação da capacidade respiratória, peso , altura, e tiros para cálculo das zonas atuais de treino. Nunca tinha passado por esta avaliação e ter este feedback vai poder me auxiliar a melhorar ainda mais nos treinos, especialmente sabendo por zona qual pace devo seguir. Foram 1.5km de aquecimento e depois 3km sem relógios em meu limite forte. Saí com cardio e respiração lá em cima. Só registrei o aquecimento mesmo.







Na quarta-feira novamente realizamos novos treinos para cálculo da frequência máxima para zonas de treino. Foram 2 kms de aquecimento, 1km sem relógio forte e depois 2kms livres para fechar o treino. Pernas e cardio respondendo bem com todos treinos no parque da Jaqueira. Avaliação segue firme!










No sábado o treino era focado em fortalecimento e resistência, fomos correr em um novo local: o Monte dos Guararapes em Jaboatão. Nunca tinha corrido por lá, chegamos 05:15 para iniciar o treino com uma vista espetacular.  Sol aberto hoje sem dó ou piedade, foram 12kms para mim e 8km para minha esposa. Muita ladeira, muita mesmo, treino finalizado com mais de 253 metros de altimetria. Consegui cumprir bem sem dores e sem caminhar com pausas a cada 4kms (1 volta) para hidratação. No fim o sol estava castigando, mas consegui fechar com sucesso. Até a minha esposa concluiu os 8kms com sucesso. 








Segunda foi dia de intervalado combinado com um circuito funcional para core e quadril. O objetivo continua o trabalho de base, e digo saí encharcado! Foram 3 tiros de 500m em Z5 alternados com circuito funcional. Consegui fazer 2 tiros abaixo de 05:00, e o último ficou entre 05:10 e 05:20. Depois já segui para 2x (2km moderados com mais circuito funcional) e 1km regenerativo. Foram 6.5km concluídos sem dores mas muito suado !








Quarta-feira foi dia de contínuo 8km em Z1 sob chuva no percurso para dar uma relaxada. O início foi na jaqueira seguindo pelo parque de santana, pelas ruas do poço da panela até chegar na entrada do estrada do arraial em casa forte. Primeira vez que corri por ali, um trecho misturado com asfalto, terras e pedras. Mantive o ritmo entre 06:10 e 06:00, no final achei um grupo legal de corredores que também se perderam no caminho, e como eu nos encontramos no final fechando os 8kms na Jaqueira. No fim ainda teve um circuito funcional para quebrar com exercícios de core. Saí moído!










No sábado treino contínuo em terra batida na estrada de acesso à oficina Brennand com 9.3km para mim e 7.5km para minha esposa. Clima bem legal com chuva recente e com algumas poças de água, mas que não quebrou o treino. Fui bem de leve com o objetivo de completar com sucesso, sem dores e sem nenhum imprevisto. Valeu por correr no meio da natureza com a paisagem fantástica da oficina Brennand, primeira vez que corri ali na região. O mais engraçado que morei muito próximo dali na Várzea anos atrás, mas nunca tinha corrido por ali. Teve ainda no meio do treino uma ladeirinha íngreme para dar uma pitada de desafio em um dos trechos, fui caminhando mesmo sem querer forçar o joelho. Treino de base continua forte!










Segunda mais treino de volume e claro mais circuito funcional. Percurso foi Rua do Futuro x Rua Real da Torre x Rua Conde do Irajá até altura do GOE e retornando pela mesma com direito a uma subida e descida no viaduto da Av. José Bonifácio . A missão era 4km Z1 e depois 4km progressivos. Nunca tinha realizado este tipo de treino, portanto fui aprender como funciona. O objetivo é que no caso a cada split (se for 4kms seria 1km) eu reduzir o pace em 5-10 segundos em média. Fiquei no dia anterior, refletindo como seria os paces para atingir os 05:15 no último km. Não seria fácil, mas montei uma estratégia na cabeça. Segui os 4kms seguindo o grupo mais forte do Recife Runners, que correm abaixo dos 05:30, o que tem me ajudado bastante a esticar meu ritmo. É o seguinte, se eu ficar para trás, eu me perco no caminho, logo tenho que tentado me aproximar do pelotão da frente, para não me perder e acabo aumentando minha velocidade. Os últimos 4kms foi na estratégia, com paradas rápidas para hidratação. Mas no último km senti uma dor de viado e automaticamente reduzi o ritmo , o que prejudicou o km 7 e depois já no km 8 acabei sabotando e continuei no ritmo um pouco maior, ou seja os 2 últimos kms foram melados sem atingir o o objetivo proposto. Mas segue , aprendizados e ajustes neste início, estou me adaptando e me redescobrindo. Minha evolução está sendo muito boa, com 8km feitos com PR! No fim ainda tivemos um circuito funcional puxado para aumentar a resistência e suar bastante! Já minha esposa correu 6kms com 3km Z1 e 3kms progressivos com sucesso! tá voando ela!






E assim fechei janeiro com muitos treinos, corrida e um trabalho forte para as provas de 2022.  Abaixo algumas provas que quero participar este ano. Em destaque marco a Meia maratona do rio que vou acompanhar minha esposa e o grupo do Recife Runners, a maratona de outubro que será no Reino Unido e por fim a Volta da Pampulha com seus 18kms em Belo Horizonte, MG.  

Para 2022 continuo focado em correr 1000km até o fim do ano, ter corrido uma prova oficial de 10kms entre 55-58 minutos e finalmente ter completado minha primeira maratona de 42kms! Vamos correr por aí!

Provas de Rua desejadas de 2022!




Segue meu resumo no smashrun:



You May Also Like

0 comentários