CORRIDA CORRENDO POR RECIFE - TAMANDARÉ - TREINO FEVEREIRO 2022 - SEM CARNAVAL MAS COM PRS! - PROJETO 42KM

by - março 08, 2022


E finalizamos janeiro com muito volume , alguns PRs e dores de barriga também.  Rodados 110kms, o maior volume em kms já corri em único mês, isto é resultado de um trabalho coletivo envolvendo assessoria esportiva, musculação, fisioterapia e nutrição. Mês sem provas, o que me deu suporte para focar em treino de velocidade e resistência.

eu e minha noiva correndo nas belas paisagens da orla de Boa Viagem

Seguem as conquistas do mês de fevereiro:

  • PR nos 8kms com 45:47min, PR nos 5kms simulados com 28:17 e  PR nos 12kms com 01:11:31 e PR nos 9kms com 53:27s (haja PR!)
  • Treino em Tamandaré próximo a praia dos Carneiros;


Fevereiro já iniciou pesado no parque da jaqueira, com treinos de quarta já focados em intervalados e circuitos funcionais. Continuamos no trabalho de tiros com 2x (2km Z2 + 1km Z4), uma rodada de circuito funcional e depois 2x (500m Z2 + 500m Z4) e mais uma rodada de circuito funcional.   Neste treino consegui respeitar todas as zonas de treino, conseguindo chegar até um dos splits com pace 05:03!  Alegria também que aprendi a usar o lap manual corretamente do meu garmin!









Sábado dia de longão e dia de PR!  Acordamos bem cedinho para correr meus 8kms no calçadão da orla, saindo do primeiro quiosque do Pina. O treino seria na areia fofa, para provocar novos estímulos no treino, mas devido à maré cheia tivemos que realizar ajustes. A missão era correr 50 minutos segundando o ritmo Z2 (pace entre 06:10 e 05:50).  Acabe realizando Z3 em quase todos splits de 1km. Fechando meu PR de 8kms abaixo de 05:50min/km.  Treino encaixou bem e conseguindo segurar o ritmo sem dores das pernas ou cansaço.










E na segunda-feira já iniciamos um trabalho de fartlek de 8kms saindo do Z1 ao Z4 a cada 2 kms. O trecho final não consegui chegar no Z4, atingindo Z3 com pace entre 05:27-05:30. Corpo ainda sentindo o esforço, e depois de conversa com minha treinadora, senti que estou trabalhando e é normal ainda seu corpo não estar adaptado a estes estímulos mais intensos. É um trabalho contínuo. Acabamos fechando no fim com o circuito de funcional para fortalecimento do core e glúteo. A rota foi saindo da Jaqueira indo pelos Aflitos até a Rua dos Palmares e retornando pela João de Barros com conclusão na Rua do Futuro.


 










Na quarta-feira, já dia de intervalado, e sempre o dia mais puxado e pesado. Saí do treino bem esgotado! O planejado era um educativo de aquecimento e depois 2x [ 4 x (800m Z5 200Z1)] IA com circuito funcional.  Todos realizados no parque da Jaqueira, onde tive boas parciais na primeira série de tiros (primeiros 4kms) - todos abaixo do 4:00min/km e depois já na segunda série eu não consegui segurar o ritmo com cansaço nas pernas e respiratório.  Meu pace acabou subindo para 05:48 min/km nos tiros.  Ainda muito a evoluir, e foi um dos meus primeiros treinos a entrar nesta intensidade de Z5 (pace abaixo de 04:30). Muito a evoluir e os primeiros ciclos da base! Todo treino realizado no Parque da Jaqueira.








O treino do sábado teve que ser antecipado para sexta-feira por causa de uma viagem familiar que iria fazer para Tamandaré. Decidimos eu e minha noiva realizar o treino no mesmo local do sábado de manhã bem cedo.  Acordamos bem, e seguimos até a rua da Aurora onde eu precisaria realizar 10 minutos de aquecimento e depois 5km simulado.  Comecei em ritmo forte com ótimas parciais (5:08, 5:39, 05:48) quando no km 3 eu azedei geral e tive um baita chicotinho. Foi muito tenso,  tentei voltar mas não tinha mais condições. Decidi interromper o treino e fui para casa frustrado, mas querendo entender o que tinha provocado esta dor de barriga.  Minha alimentação estava um pouco desregrada e tinha tomado um copo de leite com whey na noite anterior que me fez pensar se minha intolerância a lactose não tinha atacado.  Decidi tentar novamente no dia seguinte já em tamandaré, só que desta vez, com alimentação regrada para evitar tais infortúnios.






Acordei bem cedo , e achei um percurso plano com poucas curvas e pouco movimento pela rodovia estadual (PE-72). Barriga operacional, pus em prática a planilha com 10' AQC e depois 5km em ritmo de prova. Consegui manter o pace entre 05:30-05:40 com apenas 1 parcial em 05:50.  A conquista foi no final com PR para os 5kms.  No fim a comemoração foi 20 min de regenerativo até a areia do mar curtindo a brisa da praia de Carneiros!















De volta para segunda-feira, retorno a Recife, e treino progressivo Fartlek com 3km na Z1 e 5km Progressivo. Acordei bem cedo para saída com o grupo na Rua do Futuro rodando até o GOE na Iputinga e retornando pelo mesmo caminho até a Jaqueira. Até o km 3 tudo indo bem, mas faltou perna ao chegar no km 4 devido à subida do viaduto, senti as panturrilhas, cansaço nas pernas , e só consegui chegar em 05:42, 22 segundos acima do planejado. Ainda não consegui controlar o ritmo especialmente quando tem ladeiras.  A foto abaixo ilustra bem meu corpo sentido o esforço.










Quarta-feira dia de intervalado, iria até a Jaqueira de Bike, mas ela me trollou hoje. Acabei indo de carona com a noiva. A missão era simples porém com doses suadas e açucaradas de Z4: Foram 2x(2km Z2/ 1 km Z4) IA CFC + 1 x (500m Z2 500m Z4) IA CFC. os Z4 deram liga hoje, pernas em modo cruzeiro e cardio turbinado. Vida de glória hoje! Atingi os objetivos traçados com comemoração de Cuzcuz!






Sábado dia esperado de longão, e começamos a subir a km, foram 12kms Z2! Dia Nublado com largada no Parque da Jaqueira com rodagem pelas Graças, Aflitos e Casa Amarela. Foi um dia legal porque tivemos um projeto social para arrecadação de tênis usados para o projeto AtletismoPraValer  realizado todo ano com o apoio de várias assessorias de Recife. Acabamos correndo todos juntos com o grupo da Recife Runners e o grupo da UnicRunning.  Fui de bike até o local , faz tempo que não andava de bike então foi meio tenso.  O ritmo foi bem controlado hoje sem dar trégua ao cansaço com pausas apenas para água. Acabei fechando os 12kms em ritmo constante e com PR!








 
Sem muito tempo para descanso e voltamos ao progressivo das segundas desta vez em um circuito mais plano em direção a Santo Amaro.  Foram 2km progressivos do Z1 ao Z4 (total 8kms).  Repeitei bem todos os planos a cada 2km, só que ns últimos kms na sprint final tive 2 pausas por causa do trânsito local. Mas meta cumprida e pernas mais flexíveis já me ajudando a dar mais impulso.  No fim o velho circuito funcional para dar aquela calibrada final na musculatura.






Ah quarta-feira grata, mais um dia de intervalado com pauleiras nas pernas , cardio, tronco e tudo mais. Sempre com objetivo na evolução de ritmo e velocidade. Acordei bem ressacado por causa da comemoração especial com minha noiva ontem (boas taças de vinho). Mas mesmo assim disciplina é o que manda, e estávamos lá para mais um treino: 2x [4x (800m Z5 200m Z1)] IA CFC.  os primeiros splits de 800 m deram liga  com Z5 forte, mas nos splits finais foram todos Z4. O segundo circuito não consegui segurar as pernas no ritmo e fiquei todos em Z3 nos splits de 800ms. Meu corpo azedou na última rodada, reflexo do álcool no corpo provavelmente.  Seguimos o jogo e bola pra frente!




Sábado dia de longo com 10km Z2. A largada foi no Marco Zero até a o Cabanga e retornando pela mesma.  Seria sábado de carnaval, dia da corrida do Galo, mas este ano devido a pandemia foi cancelado todos os eventos e festas, uma pena! Hoje comecei mais lento que o normal aquecendo com pace de 06:40, mas depois acertei o ritmo nos kms seguintes. Pausas apenas para água e no cabanga, onde segurei um pouco mais devido a uma queimada na panturrilha. Fiquei uns 45segundos , alonguei e depois retornei até a chegada. Nos últimos 200m senti um pouco o cardio já não conseguindo sustentar em 06:00 - 05:50.  Resultados foram 3km dos 10km acima do Z2, mas nada mal mantendo no geral a meta planejada. Agora retornar focado para iniciar uma nova dieta e melhorar meu condicionamento para um novo ciclo de treinamento.











Último treino do mês na segunda de feriado com 9km Z2 regenerativo. Percurso passando pelo poço da Panela, Casa Forte, Casa Amarela e fechando com a Jaqueira. Ritmo constante mantendo o pace planejado com pausa para pingos de água. Pernas inteiras e cardio 100%.









E assim fechamos o mês de fevereiro com muito volume, treinos intensos e evolução constante. Março vem aí com mais trabalho agora focado para a futura prova da assessoria WeRec edição Baobá! Em breve trago mais detalhes! 

Segue meu resumo no smashrun:





You May Also Like

0 comentários