CORRIDA CORRENDO POR PORTO ALEGRE E RECIFE E SP - TREINO JUNHO 2023 - AGORA SOU MARATONISTA DE NOVO! 2x!

by - agosto 05, 2023

                

Junho com sabor especial! A maior conquista do ano:  Sou maratonista pela segunda vez!!!!   Desta vez em Porto Alegre, Brasil! Alegria que não se explica!


Conquistas de junho:


  • Maratonista em Porto Alegre com PR 42kms!
  • PR nos 13kms!


Maratonista pela segunda vez em Porto Alegre com PR!








E damos a largada para Maratona de Porto Alegre, ansiedade ? Claro! Chegamos eu e minha esposa bem cedo no aeroporto de Porto Alegre via conexão por Congonhas. Ao chegarmos já tivemos uma recepção do staff da corrida que disponibilizou para os corredores que assim adquirissem um pacote para transporte até a prova e também para entrega do kit. Claro que adquirimos, pois já tínhamos mapeado que do aeroporto até o shopping onde ficaria a entrega dos kits era bem longe. Ao chegar no pavilhão, pudemos ver o tamanho e imensidão da prova 38º edição da Maratona Internacional de Porto Alegre. Muita gente para pegar o kit e fazer seu nome na história desta prova. Ela é considerada uma das maiores do Brasil e é popular por ser a prova favorita por corredores em busca de seus melhores tempos na maratona e por índices para provas internacionais e majors.

A prova é extremamente plana e também bem organizada. A entrega do kit foi bem confortável com pequenas filas para pegar o kit com a camisa especial da prova e também para a camisa FINISHER (Aqui no Brasil a camiseta finisher já entregue antes da conclusão).








Após a entrega foi aproveitar o dia para conhecer a cidade, e posso dizer que foi uma grande experiência, Porto Alegre tem grande potencial de cidade turística e por sinal muito acolhedora. Pudemos conhecer a orla da Guaíba, famoso cartão postal da cidade e com direito a passeio de Catamarã.  Experiência única! Destaco a organização da prova por promover com apoio de agências locais de turismo estes passeios que foram facilitados para quem não conhecia nada de Porto Alegre.  Foi show de bola!






À noite jantar das massas em um restaurante local com minha esposa onde achamos uma pizzaria perto do hotel que tinha sabores exóticos desde pizza de torresmo a pizza de picanha. Deu para abastecer e dormimos cedo para o primeiro desafio que era da minha esposa que iria correr seus 7km no sábado.  

Pegamos um ônibus que nos levava perto do hotel até a largada da prova, mais um ponto favorável da organização! Ao chegarmos já sentimos a energia da prova e do público dos corredores. Muita gente agasalhada fugindo do frio de 10-12 graus na manhã gelada de POA. Missão para os corredores de 7km e 21kms do sábado.

Tínhamos amigos correndo no sábado e fiquei na linha de largada acompanhando minha esposa e meu filho corredor Martim que iria na barriga da mamãe correr seus 7kms oficiais! :)




Fiquei na torcida acompanhando a larga e chegada dos corredores de 21kms e aí pude já entender a energia desta prova, a quantidade de pessoas na chegada torcendo gritando pelo nome dos corredores conhecidos e desconhecidos (os números de peito possuíam o nome do corredor) é surreal. Muita gente na chegada aguardando e torcendo ansiosamente pela chegada dos corredores. Minha esposa chegou com seus 7kms com sucesso e entregue feliz da vida!





Prova concluída foi hora de descanso e almoço em churrascaria gaúcha para comemoração e depois um leve passeio pelas ruas de Porto Alegre no centro histórico da cidade com um guia local. Bem legal conhecer a história de Porto Alegre com seu mercado central, hotéis antigos e praças históricas.

De noite nos organizamos para o jantar das massas, um rodízio de massas oferecido pela organização para os corredores da maratona no dia seguinte. Uma baita idéia e muito elogiada, pois tudo bem organizado com bebidas e vários tipos de massa.  Com bucho cheio, voltamos para o hotel e já de 22hrs na cama já se preparando para o desafio : 42kms pela segunda vez.

Tudo organizado , dormi muito bem e acordei de 04:00 via despertador (um pouco antes na verdade rs rs ansiedade!) .  Depois de todo ritual de organização com direito a comer algumas frutas e um suco de uva para um breve carbo loading. Já corremos para ônibus onde nos levaria para a largada dos 42kms.


Do mesmo jeito do dia anterior, muitos corredores (mais de 4000 corredores) ansiosos para dar a largada em seus primeiras, segundas, terceiras ou enésimas maratonas. Eu ali mais um ali doido tentando cumprir minha segunda maratona. Eu estava menos ansioso pois o ciclo tinha sido sucesso e não tinha mais o susto de o que ia esperar na maratona,  diferente da minha primeira em Lochness onde eu não tinha noção de como meu corpo ia reagir na primeira maratona.


A largada foi em ondas, onde meu pace de pangaré me posicionou lá atrás (06:00 min/km - 06:30min/km).  Demos a largada e assim deu início a mais uma maratona pelo mundo.

Neste detalhe da prova quero destacar que foi uma prova impecável em organização. Hidratação a cada 3kms e isotônicos a cada 7-8kms. E ela de fato é bem plana! Consegui manter o ritmo programado orientado pela querida coach Paula da Recife Runners. Mantive bem com meus Z2/Z3 dentro da faixa de 05:45 - 05:50 até os primeiros 21kms. Depois dos 21kms foi trabalhando corpo e mente que conseguiram segurar bem já na faixa dos 06:00 - 06:10min/km. A partir do 30kms a famosa muralha chega e aí foi na base da mente e força bem treinada onde mantive ainda correndo com pace de 06:20 - 06:30 min/km.  Ainda assim correndo sem nenhum momento andar!!  Utilizei bem dos isotônicos da prova e também de várias mariolas e paçocas entregues por torcidas ao longo de caminho. Me ajudaram e muito!!!!

Kms finais foram aquela emoção de toda maratona, muitos pensamentos na cabeça, lutas, batalhas, sacrifícios para chegarmos ali e completarmos mais 42k.195m.

Torcida gritando seu nome na chegada e a sensação indescritível de completar mais uma prova. Terminei a prova sorrindo e feliz, dolorido, mas satisfeito com esta conquista!  Fui direto ao encontro da minha esposa e depois por a medalha no peito, que por sinal que medalha!! Gigantesca, um símbolo realmente a jus do tamanho da prova.   Recebido os quitutes do fim de prova e cerveja da vitória para festejarmos.

Resultado final da prova com tempo de 04:18:06 com pace de 06:04 min/km.  Redução de mais de 25 mins de tempo da minha primeira maratona com direito a PR!













Prova finalizada, retorno para hotel em marcha lenta, mas ainda feliz com a entrega. Segunda maratona ainda com a sensação de primeira. Ainda soube também que meu percurso durante a maratona estava sendo monitorada por toda turma da Recife Runners, o qual recebi muitos agradecimentos e gritos de torcida. A sensação é inexplicável!  Recomendo a qualquer um que se gosta de correr de se desafiar para uma maratona! É coisa de louco mesmo, mas gente gosta assim mesmo!







Depois de uma semana de descanso, voltamos no sábado com um velho treino de regenerativo para por as pernas para operar. Foram 7km em Z2 na praia de Boa Viagem. Mantive em pace leve mesmo só para reativar as pernas da pancada do último domingo. 










Segunda-feira depois do recomeço zerando o contador pós maratona. Será que as pernas ainda reconhecem ? Claro que sim, foram 8km Z2 regenerativo saindo da Jaqueira até a Rua dos Palmares na altura da Assembleia de Deus e retornando pelo Espinheiro até a Jaqueira. Pernas respondendo bem. Isso é bom!

Ah tivemos também foto com a medalha com o todo time da Recife Runners que me ajudou neste ciclo 2023.1! Grato demais a esse grupo!




Quarta-feira em São Paulo e tempo fechado ainda às 05:00 da manhã, e como tinha compromisso cedo , não poderia correr quando abrisse o sol neste período que é de 06 da manhã. Recorri à esteira do hotel, e foi nela que fiz meu intervalado, com direito a colinha para não errar os ritmos!

Foram 800m Z2 1'Ip 3x(1.2km Z4 2'IP) 2x(800m Z5 1'45IP) 1km Z1! Consegui fechar todos os tiros dentro da zona planejada, e é isso planilha verde!









Sábado já de volta em Recife, com longo o primeiro acima dos 10kms. Foram 12kms em Z2. Saída da Jaqueira até o Marco Zero e retornando pelo Espinheiro até a chegada na praça. O clima nublado ajudou o que me fez chegar em Z3 em boa parte do tempo. Consegui fechar bem e com apenas 2 pausas de água.











Segunda com clima bom e regenerativo em dia. Foram 52'em Z1 com ritmo em Z2. Saída da Jaqueira até o açude de Apipucos com uma pausa apenas para água e volta para Jaqueira.   Treino na medida.







Quarta-feira com direito a teste de 3kms. Coach não deixou esperar , sabendo já do meu perfil que ia perder o ritmo e ainda com peso baixo. Aproveitar esta boa safra!! kkk  Teste de V02 para ver minha capacidade máxima em 3kms.  Posso dizer que consegui fazer o teste com sucesso com capacidade excelente! 13:29 os 3kms! Ou seja as novas zonas de treino vão me ferrar! rs rs Alegre todavia! Detalhe usei meu tênis sem nenhuma placa, com drop baixo que eu gosto muito: New Balance Tempo V2! É sensacional ele!







Como sábado dia de feriado, véspera de São João, decidimos antecipar o treino do sábado. O objetivo era rodar 1h15' em Z2. Decidi sair do Espinheiro em direção ao açude Apipucos. Consegui manter bem o ritmo seguindo praticamente em Z3. Fechei com quase 900m a maisque o planejado. Clima nublado e frio ajudou muito !







Segunda-feira dia de retorno às pistas com 8km em Z2 até a Mario Melo e retorno para a Jaqueira. Consegui realizar bem o treino, ficando maior parte do tempo em Z3. Apenas 1 pausa para água de 1'30. Já também iniciando meus novos treinos com novas zonas de V02 máximo. com Z2 agora em 05:37-05:17!!! Vamos voar! Trabalhar fortalecimento, alimentação e mindset!











Último treino do mês, com intervalado. Saindo da Jaqueira com trechos em Rosarinho e Espinheiro e de volta para Jaqueira. Treino com 800m Z2 1'IP 3x(1.2km Z4 2'IP) 2x(800m Z5 1'45IP) 1km Z1.

Consegui manter bem os tiros com 1.2 com paces médios de 04:36, 04:50, 05:00 e os 800m em 04:19 e 04:25!  Corpo segurando bem neste novo ciclo de semestre!









E assim fechamos junho de 2023 com a maior conquista do ano nas corridas: Minha segunda maratona conquistada! E a pergunta é: Qual é a próxima ?  Rs Rs Só em 2024 e com Martim se Deus quiser! 
















You May Also Like

0 comentários