Meia Maratona eu Amo Recife - 10 anos :: Obrigado 2023! Sub-2 na trave!

by - outubro 17, 2023

                 

Voltei! Mas agora estou escrevendo focando nas principais conquistas ao longo do ano. Depois da maratona de Porto Alegre, meu foco voltou para a meia maratona no segundo semestre. Decidi dentre as opções elegíveis a corrida Meia Maratona eu Amo Recife.


Esta prova já faz parte do calendário pernambucano das corridas, chegando na sua 10º edição (10 anos).  Uma prova técnica não tão plana para iniciante devido ao conjunto de viadutos ao longo do percurso que desafia qualquer corredor iniciante ao avançado. Já deem uma vista na altimetria da prova registrada a partir do meu Garmin:


Áreas em vermelho indicam maior altimetria chegando a subidas de até 27m.



O percurso segue a partir da Avenida Rio Branco no Recife Antigo em direção a via Mangue pela Avenida Sul, retornando na altura o colégio GGE no mesmo percurso de volta até o pórtico de largada. Na prova contabilizei umas 6-7 subidas e descidas, e por isso ela não é uma prova fácil. O que ajudou muito na prova foi o horário, pois a escolha foi acertada de 18:00hrs.

Mas rebobinando um pouco, fui buscar o kit no dia anterior, na sexta-feira, no Recife Antigo. A busca foi bem tranquila, pois colocaram horários especiais até às 22hrs. Consegui buscar sem fila, e o kit foi aquele bem básico: camisa, número de peito com o chip colado ao número de peito e uma sacola (que para mim foi o melhor do kit!)



A alimentação foi bem regrada, pois desde a minha última prova pela tarde e também meia maratona tive uma baita infecção intestinal. Portanto eu segui um jantar de carboidratos na sexta-feira a noite (parmegianna + macarronada). No outro dia café regrado com cuzcuz e almoço com um prato básico de arroz + feijão + salada + frango empanado.  Perceberam um baita carbo loading , né ?  ah sim, também muita hidratação durante todo o dia.

A saída programei para ir de Uber e me encontrar com o grupo da assessoria da Recife Runners para aquecimento e últimos preparos. A energia foi surreal pois ela conseguiu colocar e incentivar mais de 60 corredores nesta prova. Contei mais de 20 corredores fazendo pela primeira vez ou inúmeras vezes seus 21kms.





A largada foi pontual saindo às 18hrs. Minha estratégia de corrida foi seguir o pace planejado de 05:30-05:40 para ver se eu conseguia chegar com 2hrs em ponto ou até um sub-2hrs. Na largada, vi um grupo de corredoras que montou um pelotão sub-2hrs onde identificaram com balões colados nas costas. Achei interessante e decidi colar nas jovens.   Estratégia de gels também alinhada com meio gel a cada 4kms, o bônus foi encontrar uma paçoquinha na tenda da assessoria que saberia que seria fundamental lá para o fim da prova.


Tudo planejado, playlist construída, que detalhe, fiz a dedo com músicas de hard rock variadas, e com os últimos 15 minutos só sucessos de rocky balboa. 


Vale destacar que fiz a dedo o que faria concluir esta playlist em 1h58min, ou seja ao final dela seria exatamente eu atravessando o pórtico de chegada, e os últimos 15 minutos, com o início das músicas Rocky significava um alerta que eu precisava estar com no máximo 2.5kms de distância do pórtico. Viu? totalmente planejado! rs rs

Mundo real verão que não é o conforme planejado. E larguei tranquilo, o que foi bom, porque eles separaram em ondas com o time de 21km largando na frente (e tinha mais ou menos uns 800-900 corredores). Consegui manter bem o ritmo de 05:30 -05:40 sem me empolgar muito, pois não queria matar a largada, pois sabia que esta energia seria solicitada lá no final. Mantive este pace e o mais legal acompanhando as jovens , quase no mesmo ritmo.

Pontes e viadutos indo bem , sem dores, bandas ao longo do caminho , também ponto forte da prova, para animar os corredores animados e desolados nos últimos kms.  Mantendo bem o ritmo até que no km 11, eu decidi segurar um pouco mais por causa já de alguns viadutos da via mangue, e aí já entendi que meu corpo já pediu para eu conter mais, deixei as meninas seguirem na minha frente mas sem perder elas da minha vista. Pensei comigo: "Mantendo elas na vista, já já recupero as energias e pego elas de volta, vai dar liga".   5-10 minutos mais tarde, cadê elas?  Rs rs. Sumiu do meu horizonte, e aí entendi que meu objetivo real era outro: completar bem esta prova! Esquece este sub 2, Marcel!

Outro ponto forte da prova, hidratação a cada 2.5km-3km, o que foi essencial, já nos primeiros kms da via mangue o asfalto mesmo à noite, soltando um bafo quente, suei como nunca. E aí era 2 copos a cada posto de hidratação: 1 para bebida, e outro para jogar no corpo inteiro para refresco. E foi assim ao longo de toda jornada, sem andar em nenhum momento, mantendo foco.

Já no km 17, paçoquinha salvadora, eita aquele salgado com doce que dá energia. Me deu uns bons ápices de boost (pequenos) mas suficientes para seguir.

Rocky Balboa começou e eu estava com 3.5kms, (1km acima do planejado), e tudo bem! Vamos lá estamos chegando...

Nos últimos 400m encontrei o coach e corredor Pedro que estava correndo mancando, e quase desistindo da prova. Incentivei ele, e fui meio que puxando ele para ele completar a prova. E aí foi que eu fui o anjo dele para completar a prova. Atravessamos o pórtico juntos, e  concluí com o tempo 02:05:20 com pace de 05:55min/km. Segundo melhor tempo oficial de meia maratona!




Terminei bem, feliz de encontrar minha esposa e filho (na barriga da mamãe) ainda me esperando na linha de chegada.   Fechei o ciclo de 2023 contente com a medalha no peito e um o kit de finisher com algumas bolachas e água.









Prova concluída, e assim fechando ciclo de provas de 2023. Ainda continuo treinando mas sem provas em vista, visto meu foco ser a chegada do meu filho Martim! Novas metas!

Sobre a prova, uma prova bem legal, com horário interessante para quem quer fugir do sol quente da manhã. A prova tem um desafio técnico envolvendo viadutos, mas nada tão difícil para quem já treina nas ruas do Recife.  Destaque também pela hidratação que foi bem organizada com postos a cada 2.5km. É uma prova que recomendo para quem quer fazer uma meia em Recife e com todo os diferenciais que falei acima!  Nota 8/10!










You May Also Like

0 comentários