CORRIDA CORRENDO POR RECIFE E REINO UNIDO TREINO SETEMBRO 2022 - CICLO 42KM - AGORA É PRA VALER - REINO UNIDO AÍ VOU EU! - PROJETO 42KM

by - outubro 22, 2022

       

Setembro, último mês antes da grande prova, uma que foi adiada por pandemia, para me tornar, maratonista!  Está perto, 02 de outubro e este é um mês de foco final para polimento e ajustes antes da viagem para Reino Unido. 


As conquistas de setembro foram :


  • PR nos 26kms
  • PR nos 23kms
  • PR nos 20kms
  • Corrida no Reino Unido, preparatório para a maratona, correndo em Royal Tunbridge Wells e Inverness, Escócia.

Reconhecimento em Inverness, após uma corridinha no frio intenso da Escócia e já apreciando a futura chegada da maratona!






Setembro se iniciando com um regenerativo na sexta-feira, já agora reduzindo volume para etapa final do ciclo da maratona. Neste mês volume começa cair a 30%-40% do volume do mês anterior. Sexta foi Z1 45min, praticamente bem lento. Palavras da treinadora: "Corra lento praticamente, ande!"

Consegui fechar em pace 06:26 dentro do previsto. Sábado mais um simulado de prova com 30km, chão !










No sábado dia de treino, simulado de prova. 30km olhei no dia anterior na planilha, e já me preparando cheguei na largada todo feliz pois já tinha feito 30km anteriormente, então seria tranquilo. Quando chego com o grupo da maratona, eis que olho no relógio 30km com 4kms extras. Isto mesmo, 4km ou seja 34kms ! Lapada! Vou dizer que não foi fácil viu, saí às 04:50 eu e o grupo que está se preparando para maratona (Eu, Stelo, Adriana, grandes amigos que conheci neste ciclo).  Foram 2 voltas pelo Recife Antigo até o início da orla de Boa Viagem somando 30km e no fim um extra de 4kms. Vou dizer que esses 4kms foi na base da mente e do foco. Sol já no pino de 07:30 da manhã, e eu e apenas a coach professora Ayla (gratidão demais pelo apoio) , fechei na raça. Os paces nem foram levados em conta, depois do km 16, as pernas sentiram um pouco o desgaste e fiquei em 06:15 - 06:30 até o final.

Suplementos foram a cada 5km (dividido em 2 splits de 2.5km) , água, isotônico alternado a cada 5km e no km 21 cápsula de sal e uma goiabinha (sólido pois já estava enjoado de gel).  No km 30, já não estava com muita vontade de gel então fui na hidratação mesmo.

Pernas desgastadas no fim, mas entregue. Aprendi que o ciclo para uma maratona é um desafio para mente e corpo!








Segunda-feira , mastigado cheguei no treino da segunda com uma surpresa:  Tínhamos treino de ladeira, e não apenas 1 ladeira, foram 4 tiros de ladeira e depois uma subida na Conceição e descer pela mesma. Logo na segunda-feira! Pressão. Estava com as pernas muito cansadas devido ao longo de 34km, mas mesmo assim fui pela disciplina. No ritmo do aquecimento fui na base do trote com Z1 em todas as ladeiras. Na Conceição nos 200m finais fui caminhando, não tive pernas para subir, nem trotando. Consegui fechar o treino cansado mas entregue.  Vou dizer que foi na base da raça mesmo!








Quarta-feira, feriado da Independência do Brasil e aproveitando mesmo no feriado realizei um treino coletivo que decidiou se juntar para correr na região da Jaqueira x Beira Rio. Foi um treino progressivo com 800m Z2 AQC seguido de 500mZ5 2'IP 1.5kmZ3 3'IP 4.5kmZ2. Consegui fazer os treinos nos ritmos pedidos com até um pouco mais com pé quente no 1.5km com um Z4. Pernas voltando a responder bem e o treino fechado com sucesso. Parciais de 800m 05:39, 500m 04:51,  1km 04:51 , 1.5km 05:25 , 4.5 05:52.

Ganhei descanso na sexta, treino agora apenas no sábado!












Sábado dia de longo , e considerado um dos longos mais difíceis, não pela distância, mas pelo fato de não ter ouvido meu corpo. Na quarta-feira anterior tive uma leve infecção intestinal com vômito e diarréia, e mesmo com todo foco me recuperando, ainda não estava 100%. Na noite anterior, vi que já tinha parado dores e cólicas, logo decidi me organizar para os 28km Z2 na Orla de Boa Viagem. Largada com o grupo às 04:50 em direção a Igreja de Piedade e retornando até o JCPM . Larguei com o pelotão da maratona. Segui o programa bem com o ritmo encaixado até o km 12, quando comecei sentir as pernas pesarem, cansaço no corpo e energia faltar. Daí fui subindo o ritmo quase 06:30 boa parte do tempo. No km 26, parei , vulgo quebrei. Não pelas pernas que eu sei que ainda aguentariam, mas mesmo pela fadiga do corpo, que pediu para eu segurar a barra. Eu parei prudentemente no km 26, antes do 28. Depois só hidratação e descanso. Nessas hora importante você ouvir os sinais do seu corpo e dizer "Pare um pouco". No final ouvi vários conselhos do grupo e do coach que foram essenciais. Parte mais legal do ciclo são as amizades que construímos no processo. Terminei com 26km sem fechar o treino, mas feliz com o que eu pude entregar.  

Esquema de hidratação a cada 5km com água e isotônico e gels da z2 foods a cada 2.5 km (metade) e a outra metade a partir dos 5kms. No km 20 cápsula de sal e bananinha.












Treino da segunda-feira abortado por uma infecção intestinal desde domingo. Decidi então fazer o treino da segunda na terça-feira. O treino era para ser ladeiras,  mas acabei não conseguindo fazer inteiro por causa de cólicas que me fizeram parar e andar no treino por vários momentos. Decidi abortar o treino quase no fim e decidi me recuperar melhor. Consegui fazer o que pedia. E tentar na quarta-feira fazer o treino mais recuperado. Em vez de ser 8.5km Z2 contínuo com ladeiras, foi no Z1 7.5km . Segue o jogo e focar na recuperação!






Quarta-feira com treino de Fartlek com ritmos em Z2-Z4. Já acordei bem melhor e consegui fazer o treino no ritmo planejado. Corpo reagiu bem sem cólicas com tempos entre 05:01 -05:05 na primeira bateria e na segunda bateria com tempos entre 04:45 - 05:23. Desaquecimento e aquecimento do pace programado! Voltando bem !











 
Sexta-feira rolou o terceiro treino com tiros de 500m Z6. Decidi fazer o mesmo na Jaqueira pela metragem para mensurar a distância certa e não ter interrupções de trânsito. Pernas encaixaram bem com todos os ritmos dentro da faixa 04:34 - 04:54. Um deles apenas foi acima do 04:50. Treino foi 15' aquecimento 1'Ip. com 6 x (500m Z6 1'30 IP). 10'Z2.  Treino entregue com direito a prêmio depois: fisioterapia e recovery com a fisioterapeuta Candida! Merecido!







Chegando ao fim do ciclo de preparo da maratona e o volume descendo, agora com 23km Z2. Saída na Jaqueira com rota até Boa Viagem e retornando pelo Marco Zero, Espinheiro e Jaqueira. Treino encaixou bem e fui acompanhado boa parte com um casal super gente fina que estão indo para sua quarta-quinta maratona. Troca de muitas dicas e experiências. As pernas encaixaram bem e consegui fechar com pace desejado de prova 05:52. 

Suplementação encaixada com gels a cada 5km e hidratação com água e isotônico alternado a cada 5km também. Agora descansar para a penúltima semana antes da viagem.





Segunda-feira com start na planilha e um contínuo de 8km Z2 bem tranquilo pelas ruas do Recife. Legal de correr em grupo é correr com uma galera para bater papo com pessoas que te inspiram e meio que um puxando o outro durante todo o treino. Um dos exemplos aí é o Alberto, corredor focado em bater seu RP 21kms. Valeu grande pelo treinos! Pernas respondendo bem ritmo encaixado sem cansaço no fim. Mantendo o foco, estamos perto do objetivo!









Quarta-feira treino intervalado pelas ruas do Espinheiro x Santo Amaro.  O objetivo era rodar 2km Z2 1'30 IP 2km Z3 1'30 Ip 2km Z3 1'30 IP 2km Z2 1'30 IP.  Consegui fazer os tiros nos tempos 05:45, 05:14, 05:33 e 05:55.  Todos dentro da meta ou até melhor que a meta!








Sexta-feira dia de regenerativo e também matando a saudade de correr com minha esposa que faz tempo que não corríamos juntos, especialmente agora neste ciclo de maratona e ela em busca do seu PR nos 10kms. Cada um com seus objetivos mas curtindo juntos e animados com processo! Correr também é isso, aproxima casais corredores!  Foi um regenerativo com 45 minutos em Z1 com freio de mão ligado pelas ruas do Espinheiro x Aflitos x Jaqueira x Santana retornando até o Espinheiro .  Foi dia de estrear a minha camisa confeccionada especialmente para minha primeira maratona. Uma homenagem a todos os profissionais que participaram neste ciclo e claro ao meu blog corriporaí que conta minha saga desde 2018 no início das corridas de rua.  Treino fechado e descanso para o último longo antes da maratona com 20km no sábado.  Vou sentir saudades, quer dizer, foi pauleira, mas foi massa! kkk 





Sábado, o último longo deste longo ciclo de 3-4 meses antes da maratona. Foram 20km em ritmo Z2 só para os últimos ajustes. Um ciclo que me lembrarei por muito tempo: pelas amizades construídas com troca de experiências. Aprendi que maratona não é apenas o físico, mas a mente e o corpo bem alinhados. Aprendi muito sobre meu corpo, sobre meus limites e também sobre saúde. Pude cuidar mais de mim mesmo com apoio profissional onde cheguei a perder 5kgs. Mais leve no corpo especialmente nos altos volumes de treino. Os treinos sempre madrugada adentro, mas animados , onde tive apoio de treinadores sensacionais; que se dispuseram em acompanhar a cada treino e dando apoio para que estes loucos que irão correr uma maratona consigam concluir até o fim os seus treinos, e isso quando não quebramos. Sim , quebrar acontece e faz parte do processo de amadurecimento, assim como também vão acontecer fatores externos que vão exigir que você pare, descanse, avalie seu corpo e retorne no momento certo. Também aprendi muito sobre o poder do fortalecimento, mobilidade e exercícios de flexibilidade, que me auxiliaram muito a garantir o que eu conseguisse atingir o desempenho que eu almejava para longas distâncias. Muito Aprendizado e agora por em prática em 02 de outubro.

20km pelas ruas do Recife Antigo até o Cabanga. Sol entre nuvens ajudou um pouco e deixou treino menos sofrido. Calor tava brabo, sensação térmica bem quente, mas consegui fechar o treino no pace de prova desejado com 05:50-05:55.


Dia de blogueiragem para comemorar com nossa coach o fim de ciclo, nossa querida treinadora Paula Pinheiro!










Ainda deu tempo na segunda-feira fazer um último treino de manhã cedo em Recife antes da viagem para o Reino Unido. Treino de despedida com ladeiras - morro da Conceição e famosa ladeira do Alto do Pinho. Foram ladeiras sem parar...  1.6km Z2 'IP 4x(200m Z3 200Z2 1'IP)  1.6KmZ3 1'Ip 3kmZ2. Pernas seguraram os treinos em todos os momentos sem andar, mas posso dizer que foi puxado. Saí com cardio e respiratório lá em cima. Terminei o treino mais cansado que o normal, com pace mais baixo, mas enfim, consegui entregar. Esta semana pegando leve já que a prova é no proximo domingo. Próximo treino já em fuso horário internacional no frio do Reino Unido.






Quarta-feira já um primeiro treino para reconhecimento do ambiente aqui na região de Tunbridge Wells, condado de Kent ao sul da Inglaterra. Cidade bem organizada , considerada umas 10 cidades para morar fora de Londres, muitas famílias recém-casadas e aposentados vem morar por aqui. As ruas são bem pacatas e tranquilas. Nesta época do ano, o frio de outubro chegando a temperaturas de 9-14 graus. Não estávamos habituados ao frio da região. Minha esposa tinha 7.5k pelo seu técnico, e eu fiz uma rodagem de 30min na Z2 só para sentir o local e aquecer as pernas. Frio era intenso, pois decidimos correr de 07:00 da manhã e só consegui me aquecer literalmente após 20 min de corrida. Clima ajuda muito aos corredores daqui!  Deu pra soltar as pernas!









O último treino antes da prova já na cidade oficial da prova. Já na cidade de Invirness, Escócia, nas terras dos Highlands. Esta cidade tem mais de 1000 anos de história. Aqui é conhecido pelo seu famoso lago, Lago Ness, que rodeia a famosa lenda do monstro Ness. Aqui estou para realizar a minha primeira maratona de 42kms. O treino foi de reconhecimento de 30 minutos em Z2/Z1. Fizemos várias pausas para tirar fotos e conhecer o local.  Frio aqui com 10-13 graus com vistas espetaculares de castelos e direito ao rio Ness que desemboca na lagoa. Passamos também pela chegada da maratona,  o pórtico onde será o ponto de chegada dos 5km, 10km e 42kms. Bateu a ansiedade!!














E assim fechamos o último treino antes da maratona e também fechando ciclo com 192km corridos em setembro de 2022, já menor volume e também preparado para o maior sonho desde que iniciei a correr: correr uma maratona! Quem diria, eu que nunca fui de esportes e só queria saber de RPG e Xadrez na infância, agora tenho a oportunidade antes dos 40 anos de correr uma maratona! Ansiedade, animação , medo e ao mesmo alegria por ter esta oportunidade!

Farei uma postagem especial somente sobre a maratona em breve! A maratona de Lochness , em sua vigésima edição em Invirness, Escócia, Reino Unido. Vamos ver se eu acho o Monstro Ness!!


Já sente a energia da largada! 

















You May Also Like

0 comentários