CORRIDA CORRENDO POR RECIFE TREINO JUNHO 2022 - MEIA DO RIO , PRS, E O CARBONO É O CAPETA!- PROJETO 42KM

by - julho 10, 2022

    

Junho de 2022 e o primeiro grande teste realizado com sucesso! A tão esperada Meia Maratona do Rio de Janeiro.  E posso dizer que prova! Outra grande conquista sub 1hora depois de um grande hiato oficial nas corridas das pontes com tempo de 10km em 58:54!


As conquistas de junho foram:

  •  PR nos 8k, 10k, 11kms, 20k, 21km.


Prova no Rio de Janeiro, 21k, a minha quinta! Melhor meia que já participei. Que energia!




Junho começou com 9km divididos em intervalos de 10' Z1 (Aquecimento) e depo9s (1.2km Z3 1'IP 300m Z5 2'IP) e finalmente 10'Z1. O dia estava nublado e saímos da Jaqueira. Achei que ia ficar travado no aquecimento, mas acabei encaixando o ritmo em todos os tiros. Fechei bem sem dores e consegui fazer o pretendido.






Na saída do treino da sexta a chuva apertou muito, ia fazer na rua mas o toró não deixou. Acabei indo correndo para academia e fiz na esteira conforme o planejado. Esteira sempre conta a menos no relógio, mas mesmo assim segui o planejado via km da esteira com 2km Z2 3km Z3 2km Z2 somando 7km. Fiz pausas entre as zonas de 1' para água ou respirar mesmo.  No final ainda muito toró e ainda peguei chuva pra voltar pra casa. A esteira é uma ferramenta útil nestes dias de sufoco especialmente focando na disciplina.











Sábado , mais um dia de treino longo, o penúltimo antes da meia do rio. Foram 11km pela orla de Aracaju, pois tinha ido visitar minha família e curtir o chá de bebê de meu irmão. Pois , marquei com meu irmão para dar uma corridinha depois que a chuva aliviou. Fomos pela orla de Aracaju e aproveitei para testar o meu novo tênis 1080V11, pronto para novos treinos. Acabei aposentando meu 1080V10 depois de 1 ano de estrada. 

Consegui fazer bem no pace planejado, em Z2 e com PR nos 11km. No meio da corrida, eis que vejo um fotógrafo de uma empresa local tirando fotos nos treinos da orla. Fui clicado e aproveitei para prestigiar o trabalho e comprar a foto. Valeu @_tocorrendo.com_!











Hoje foi dia treino com alta intensidade mas menor volume. Foram 3 voltas de 2.4km ao redores da Jaqueira (1.8km Z2. 800m Z4) com 1 minuto de pausa parado. Consegui manter o ritmo planejado em todos ritmos progressivos, com 8km em meu melhor tempo. Conseguindo já sentir a evolução dos ritmos graças a um trabalho consistente de muito treino e disciplina.





Na quarta-feira foi dia de intervalado que novamente consegui fazer bem, especialmente depois dos ajustes em minha dieta, o que me deixou menos inchado nos dias de treino. As pernas estão indo muito bem nesta última semana assim como o cardio. Foram 1km AQC 1'IP 3x (1km Z2 1km Z3 2'IP) pelas ruas da Jaqueira x Santana x Casa Forte e Estrada do Encanamento. 









Na sexta-feira foi dia de regenerativo com 7km em Z1 pelas ruas do Recife, quer dizer foi bem menos um Z0.5... Motivo ? Senti umas reações da vacina de covid que tomei no dia anterior, quarta dose, com calafrios e moleza. Decidi pegar bem leve para não forçar a imunidade. Deu certo e consegui completar com tranquilidade com o percurso Beira Rio x Graças x Rua do Futuro até o Espinheiro.







Domingo, dia dos namorados, também dia de comemorar o retorno de uma das provas mais tradicionais de Recife: A 17º Edição da Corrida das Pontes, que foi adiada desde 2020 por causa da pandemia. Ela aconteceu e foi em grande estilo! Mesmo com a quantidade imensa de participantes (contagem não oficial mais de 3000 pessoas)  que vieram para correr pelas 7 pontes do Recife Antigo.  A organização foi muito legal com saída organizada , hidratação a cada 3-4kms e a medalha no final. O sol veio para ajudar por causa das fortes chuvas na capital, e conseguimos fazer a prova sem nenhuma chuva no caminho. Eu e minha esposa rodamos 10kms bem tranquilos curtindo o dia dos namorados e rodando pelas pontes apaixonantes do Recife.  Ainda encontramos uma colega da minha esposa que correu oficialmente seus primeiros 5km com seu namorado.  Acabamos fazendo muito bem a prova atingindo meu PR nos 10km em prova oficial com tempo de 58:54. Deu duplo PR , que a esposa também fez em 58:38! Voando ela está! PBJ!


Largada da  17º Edição da Corrida das pontes , fonte: Folha de Pernambuco



  









Treino da segunda-feira concluído, hoje era para ser Z2, mas segurei o ritmo recuperando as pernas da prova de ontem, ficando em Z2-Z1 sem forçar para a prova que já ia acontecer no sábado (Meia do Rio). Hoje também foi teste do tênis de placa de carbono o RC Elite V2 da New Balance. Tênis muito confortável e com ótima energia, realmente impulsiona você para frente. Achei só ele meio estreito no tornozelo, e para pés pronados pode causar um desgaste maior.  Foi 8km Z1/Z2 pelas ruas da Jaqueira e seguindo pela Beira Rio e retornando pela ponte do Carrefour até de volta a Jaqueira.






Quarta-feira, último treino antes da prova no Rio de Janeiro. Foram 8km pirâmide, sendo 3km Z2 2km Z3 e 3km Z2 com 2'IP parado entre as séries. Foi bem tranquilo sem forçar as pernas, apenas cumprindo o treino. Um dos tiros me empolguei e fiz no Z3, quase no Z4. Demais sobre controle. Foram pela rua do Futuro x Estrada do Arraial x Estrada do Encanamento.





Depois de um ciclo específico de 6 meses de preparo e literalmente reaprender a correr, estávamos eu e minha esposa curtindo a tão famosa e gloriosa Maratona do Rio. Corremos 21kms pelas ruas do Rio de Janeiro, e posso dizer que energia, que visual e que prova! Foi espetacular!



Desde a entrega dos kits que foi num baita pavilhão na Marina da Glória com muitas ativações e lojas para os corredores que iam buscar seu kit. A camisa foi da Adidas confeccionada com a arte da Maratona do Rio, um mimo a parte para os corredores. A entrega foi bem tranquila sem muita fila e em menos de 15min conseguimos pegar nossos kits. Depois de dar uma volta no pavilhão aproveitamos para tirar fotos nos letreiros espalhados pela marina com 5km, 10km , 21km e 42km. E posso dizer o visual valeu a pena a fila de espera para tirar a foto! A véspera da prova foi marcada pelo famoso jantar pré-prova do Recife Runners, muita gente estava lá , inclusive os nossos coaches. Foi legal repor as energias com uma baita massa e carboidrato e rever o pessoal!












No dia da prova, acordamos bem cedo para pegarmos o metrô que era gratuito para os corredores.  Poupou tempo e dinheiro! Encontramos o resto da equipe da Recife Runners, que tinha corredores para correr 21km e 42km. Fizemos o aquecimento pré-prova e já fomos para a largada. A largada foi em ondas de acordo com o tempo definido pelo corredor no momento da inscrição. A largada foi na praia do Leblon e posso dizer foi MUITA gente. Sempre corri com gente do meu lado, incrível a energia! Decidi correr de fone de ouvido e pus uma playlist de rock 21km com tempo certo de 02:03 minutos. Estava vendo a possibilidade de correr melhor nesta prova. Vamos ver o que aconteceria....









A largada foi por ondas e vou dizer, tinha muita gente! Primeira vez que eu corri em uma prova que em todo tempo tinha gente correndo, especialmente uma distância dessa de 21kms. Tinham mais de 5000 pessoas correndo esta prova. A prova foi com a largada na praia do Leblon e passou por vários pontos turísticos do Rio de Janeiro: Leme, Arpoador, Botafogo, Copacabana, Ipanema e Flamengo.  A vista é de tirar o fôlego e a energia realmente da prova é de outro mundo. Todo corredor precisa mesmo realizar uma prova no Rio de Janeiro. 


Um gostinho aí da largada filmada pelo grupo da assessoria:




Minha estratégia foi de manter o pace Z2 5:50 - 06:00 por todo percurso para tentar chegar em 02:00 - 02:06.  Mas eu estava bem, as pernas estavam muito descansadas e então eu larguei e fui correndo sem olhar para o relógio, sem compromisso. Achei que ia ser tomado pelo frio, pois na previsão do tempo ficou de durante a prova sair com 16-18 graus. Mas estava uma temperatura agradável, então não precisei me agasalhar e nem de corta-vento. 

O que fez a diferença de fato na prova foi a escolha do tênis com grande amortecimento, e aí entrou em cena e com respeito os tênis de placa de carbono. Quero adiantar que ele não faz milagres, depende do corredor, mas corredores que querem correr mais rápido, ele vai sim te impulsionar para frente graças a sua tecnologia propulsora. 

E vou dizer , entrega o que promete!  Rodei 21kms lisos! E como estava tão bem, nas vezes que eu olhei o relógio estava rodando em pace de 05:37 - 05:40. Foi muito massa, e acabei a prova com tempo oficial de 02:02:18 , com pace de 05:43 .  PR nos 21km! E sabe quando você termina achando que podia ter ido mais rápido? Pois é mas foi muita alegria e acho que tem haver com um trabalho gigantesco envolvendo assessoria, fortalecimento, nutrição e claro acompanhamento diário e suporte da minha esposa. Percebi que os 21kms via relógio foi em 02:00, mas o que conta é passagem pela linha de chegada, né ? rs rs rs.







Minha esposa também terminou com PR também nos seus 21kms e no final foi só comemorar. A corrida foi bem abastecida de água e isotônico nos principais kms (a cada 3-4kms). A chegada que foi um pouco complicada por causa da dispersão que não estava organizada e acumulou muita gente na chegada, causando uma certa confusão. Podia ter sido melhor , e isso foi um ponto negativo da corrida, especialmente na chegada que é o momento do cansaço e da comemoração. Medalha também não foi um ponto forte, achei que podia ter tido uma medalha jus ao porte do evento, pude comparar com outras provas e vi medalhas mais bem elaboradas. Mas no geral, é uma prova para ficar na memória e sem dúvidas retornaria para realizar a prova dos 42kms.









Depois de um breve descanso , de volta aos treinos e desta vez com novo foco: o preparo para maratona de fato começando! Seriam 15 semanas para o processo de construção de mente e corpo funcionando juntos para correr os 42kms.  Na quarta-feira foi 1km AQC 1'IP 3x(1km Z2 1km Z3 2'IP) 1.5km Z1.  Mesmo com as pernas meio mastigadas com a meia , ainda consegui fazer os treinos com as parciais dentro da zona.










Na sexta-feia foi dia de regenerativo, mas não foi qualquer regenerativo, foi acompanhado com o grupo de maratonistas do Recife Runners. Foi legal conversar com o pessoal mais experiente e obtendo conselhos e dicas e vendo se pego o vácuo dessa galera, corre muito!  Foram 45' regenerativo (Z1).







No sábado foi dia de correr mais um longo, foram 20.5km pelas ruas do Recife sozinho, visto que era feriado de São João. Logo depois da meia para atingir o volume necessário por semana (média de 45km) precisei por a mente para trabalhar e começar já a correr.  Decidi largar do parque da Macaxeira e ir até o Recife Antigo e depois retornar pela Beira Rio até o Espinheiro. O dia clareou bem e bem nublado ajudou a facilitar o treino. Me empolguei no início fazendo Z2-Z3 mas esse esforço no início me cobrou lá no final.  No Km 10 em diante o pace subiu lá para cima e fiquei praticamente com ritmo Z1 (dentro do planejado). Mas foi pesado, acabei bem com pace dentro do desejado. Fiz pausas no km 14 para água e alongamento das pernas.  Hoje foi na base da disciplina e exercício mental !







Segunda-feira foi dia de treino contínuo com 8.5km Z2 pelas ruas da Jaqueira x Ponte do Carrefour x Beira Rio. Mesmo dolorido das pernas pelos esforços dos longo do fim de semana, ainda consegui fechar na zona pretendida. Depois de aquecer bem, as pernas se soltaram.








Último treino do mês , na quarta-feira, e foi treino pirâmide com variação de ritmos pelas ruas do Recife. Ainda incomodado com dores do joelho, mas quando aqueci foi o suficiente para começar sem dores e iniciar o treino com 3km Z2 2 'IP 2 km Z3  2'IP e 3km Z2.  Os treinos de pirâmide tem me ajudado muito no ganho de velocidade e resistência.  Os ritmos foram dentro do planejado e terminei bem.






E assim fechamos o mês de junho com 153kms rodados, grandes conquistas e início e preparo para maratona em outubro! O chão é longo, mas o que importa é correr com prazer e saúde, curtir o processo!

























You May Also Like

0 comentários