CORRIDA CORRENDO POR RECIFE TREINO MAIO 2022 - BORA CAMBITOS, VOLUME SUBINDO!- PROJETO 42KM

by - junho 11, 2022

   

Maio 2022 foi um mês focado em treinos intensos para a prova em junho a meia maratona do Rio. Depois de dezembro em Aracaju, esta prova será meu próximo desafio até chegar ao maior objetivo do ano: minha primeira maratona do ano.


As conquistas de maio foram:

  •  PR nos 8kms, 9kms 13kms e 17kms.

Correndo pelas ruas do Recife. Maio foi intenso!

                        





Maio começou pós prova de 16kms da WeAreRec com a segunda já em rodagem de 8kms, fartlek em zonas de 2km (Z1 Z2 Z3 Z1) com 3' de descanso entre intervalos. Pernas começaram meio mornas mas depois aquecido segui o ritmo planejado.  Tempo está ajudando muito esta época, com tempo nublado.












Quarta-feira foi dia de intervalado, continuando o trabalho de tiros de 500 m (300m Z4 e 200m Z2) . As pernas continuam respondendo bem no ritmo desejado. Sem dores em pé ou joelho. Foram 2km Z1 + 8x(300m Z4 200m Z2 1'IP) + 1.6kmZ1.  Tiros na beira rio sentido lado da compesa. Bom local para quem quiser dar tiros de 500m!











Sexta-feira dia de rodar 50 minutos na Z3. Lembro que na última tentativa de rodar Z3 contínuo, acabei nos 40 minutos parando devido às pernas doloridas e um mal intestinal. Desta vez foi diferente e consegui pegar as ruas bem vazias, o que me fez ir até o Marco Zero e retornar até o Espinheiro. Eu consegui sustentar bem o ritmo forte com apenas 1 pausa de 2' para água e respirada (no minuto 25).  Resultado foi um dos melhores treinos que já fiz com pace de 05:39 min/km com PR nos 9kms.


Também testei um novo isotônico da marca Jungle, bem natural sem aditivos com sabores diversos . Bem gelado pode ser um repositor para pós treinos intensos e provas.









No sábado foi dia de correr 14kms longo pelo Recife Antigo , Rua da Aurora até o Pina e retornar.  Como sempre os viadutos pegando pesado comigo onde as pernas sentiram já perto dos 9kms em diante. Descanso apenas para hidratação com duração máxima de 1 minuto.












E os treinos não param, segunda já foi dia de correr treino Z3 em 50 minutos. Acordei com a barriga meio ruim, mas consegui fechar o treino com sucesso. Primeiro km foi pra engrenar, e depois consegui segurar em ritmo de 05:40 - 05:50. A corrida foi pela região do Hipódromo, um lugar também legal para correr pelas ciclofaixas com boas retas longas de até 1km.






Treino de intervalado foi para quinta-feira, mudei de trajeto para poder cumprir ele. Foi também puxado com tiros na Jaqueira de Z4 a Z6.  Tempo que não sentia um treino que acabava morto. Consegui na média todos os tirmos e ainda por fim tive que correr para casa 3km na Z2. Acostumado a voltar rodando na Z1, dessa vez  treinadora não poupou!  Peguei trânsito na volta, com muita oscilação.















Sexta-feira tive um desafio diferente proposto pela coach, ela colocou uns progressivos em diferentes zonas para trabalhar bem minha resistência por tempo em determinados ritmos. Não foi tão bem como planejado, pois no caminho peguei uma baita chuva e com medo de gripar pausei o treino por 5'minutos até a chuvar dar uma aliviada. Mais na frente, outro toró e novamente pausa. No fim peguei trânsito na rua do futuro por causa dos colégios, com várias pausas para atravessar a rua. Não foi o melhor treino, mas foi entregue! Chuva tá vindo forte em Recife!   Treino intervalado por tempo 10'Z2 , com 2 x (8'Z3 4'Z4 2'Z5 2'IP) 10'Z1.













Sábado dia de longo e de resilência, foram 13kms , porém nos últimos kms já senti dor de viado e um leve desconforto nas panturrilhas, mas continuei seguindo mantendo o ritmo. Consegui na média geral manter o pace na Z2.  Agora descanso geral porque foram 3 dias seguidos de treino. Foi puxado!










Na segunda já recebi uma mensagem na noite anterior para me preparar para um teste VO2Max. Depois de 5 meses foi legal rever minhas zonas de treino. Os resultados ainda sairiam este mês, mas vamos lá!  Foram 2 voltas de aquecimento, seguido de 3km sem relógio na minha capacidade máxima e depois 2 voltas para desaquecer. Terminei morto, cansado , mas animado!










Na quarta-feira treino de variações de ritmo só que com distâncias com zonas ainda maiores. Fui de 10' de aquecimento seguidos de 4x (1.2km Z3 1' IP  300m Z5 2' IP) e desaquecimento de 10'. Consegui manter os ritmos programados exceto em um dos tiros que as pernas não seguraram.











Terceiro treino da semana com Fartlek de 7km variando 2km Z2 3km Z3 e 2km Z2. Saímos bem cedinho eu e minha esposa pelas ruas do Recife até o parque de Santana e retornamos pelo mesmo caminho. Consegui manter as zonas pretendidas mas precisei dar uma respirada nas viradas de zonas com até 2 minutos. No final cheguei em casa com ventilador no rosto para aliviar o suor. Agora descansar porque temos 17km amanhã (maior longo do mês). Vulgo chão!












Hoje dia de longo um dos maiores para o preparatório de meia maratona do Rio. Foram 17km pelas ruas do Recife até chegar ao parque da Macaxeira e retorno até a altura da Jaqueira. No km 13 senti bem as pernas e reduzi bem o ritmo, sofrendo um pouco. Foi quando ouvi o grito da minha coach Paula Pinheiro: "Esquece o relógio, só vai!  Bora Marcel!'   Foi o fundamental para que eu conseguisse focar na linha de chegada e esquecesse o relógio. Recuperei o folêgo e consegui voltar ao ritmo mais rápido!  Terminei o treino sem dores com sucesso.  Legal de correr em conjunto são esses gritos, inspirações e conselhos ao longo da jornada de treinos.  Mesmo assim PR nos 17km com 06:16min/km.

















Segunda foi dia de rodar tempo run 50 minutos em Z2 e Z3. Dessa vez fui acompanhado pelo treino inteiro com minha esposa e parceira onde ficamos puxando um ao outro. O Resultado ficou bem mais em Z2 do que Z3 mas foi entregue.  Resultado do teste VO2 Max saiu e meu resultado foi regular, ou seja não de evolução de ritmo.  Certamente acho que pode ser por fatores de alto volume de treino ou simplesmente ainda não evoluí de forma consistente em ritmos mais rápidos. Não fiquei triste pois sei que é um trabalho constante e disciplinado e que exige tempo, cada um tem o seu. Vamos em frente, temos grandes metas a cumprir este ano!


Resultado abaixo do meu teste após 5 meses. Continuei na prática na mesma média. 










Treino de quarta-feira foi adiado pela forte chuva, o que conseguimos realizar pela noite em Boa Viagem. Aproveitamos a presença da turma da noite da RR e fizemos no calçadão o intervalado do dia. Foram 2.5km Z1 e depois 2x (900m Z4 2'IP 600m Z5 2'IP e 300m Z6 2'IP). No fim mais 3km Z2.  Foi cansativo , com dores no viado no final. Todavia, consegui atingir as metas pretendidas em todos os tiros exceto 1 que parei antes do relógio acabar. 










Hoje dia de terceiro treino com treino progressivo puxado! Foram 10' Z2 2x(8'Z3 4'Z4 2'Z5 2'IP) 10'Z1.  Descanso apenas 2 vezes com 2 minutos.  Agora começamos no micro-ciclo de menor volume e muita intensidade! Hoje o corpo pediu para moer para sustentar todo o progressivo. 







A corrrida de longo do sábado foi abortada por um forte temporal que ocorreu em Recife, muitos alagamentos e muita gente ilhada, com pessoas perdendo casas e até vidas. Foi uma catástrofe. Decidimos correr no domingo quando a chuva deu uma trégua para rodar os 13kms no Z2. Acordei de 05:30 e saí pelas ruas por Santo Amaro, Recife Antigo, Espinheiro, Aflitos e Jaqueira. Hoje pernas responderam bem com direito a PR!  Também foi dia de inaugurar em longo meu New Balance 1080 V11! Chegou para substituir o guerrilheiro V10 que rodou mais de 700km! Seja bem vindo V11!









Por causa do calo e do cansaço da corrida do domingo, troquei o treino para terça-feira cedo, já mais descansados para rodarmos 8km Z1 em um regenerativo. Acredito que tenha sido por ter usado tênis novo, meus pés se acostumando com o tênis. Fomos no percurso Jaqueira x Torre até a praça da Torre. Pegamos trechos de muita chuva e com isso muitas pausas para esperar ela passar. As pernas estavam meio lentas por isso foi bem pace alto mesmo! Fui de companhia da esposa hoje.











E assim fechamos o mês de maio com maior volume 165km rodados já me preparando para a meia maratona do Rio de Janeiro em 18 de junho! Uma das provas mais famosas do Brasil, prova atrai corredores de todo o Brasil para 21km, 42km e o desafio 21km+42km! Vou acompanhar minha esposa em sua segunda meia!






















You May Also Like

0 comentários