CORRIDA CORRIDA CORRENDO POR RECIFE - BRASILIA X SANHARO X CALDAS NOVAS X GOIANIA x WE ARE REC - TREINO ABRIL 2022 - CORRENDO PELO CERRADO! - PROJETO 42KM

by - maio 13, 2022

  

Abril 2022 com um grande marco em minha vida pessoal! Eu casei! Grandes responsabilidades agora na construção de uma família e claro sempre me preocupando com o bem-estar mental e físico, isto inclui claro as corridinhas! 


Abril foi um mês menos puxado devido ao período de férias de 15 dias, porém não seria apenas descanso, pois iria voltar a treinar já me preparando para o primeiro grande desafio: A We Are Rec, um treino especial realizado pela assessoria de corrida para os corredores do grupo em 5, 8 e 16km, ocorrido no final de abril.


Eu durante a prova do We Are Rec Etapa Baobá, rumo aos meus 16kms !



Seguem as conquistas do mês de abril:

  •  PR nos 16kms (01:41:32), 
  • Corridas em novos lugares pelo Brasil, oportunidade de correr em Caldas Novas (GO), Brasília (DF) e Goiânia (GO).
  • Corrida em Sanharó (prévia do casório!)




Abril começou com um treino improvisado em Sanharó, pois tive que antecipar minha viagem para organizar  o casamento e portanto o treino de sábado me organizei para fazer na sexta-feira. Decidi com minha noiva fazer o treino de 12kms indo pelo sítio das moças , seguindo pela BR-232 acostamento até a entrada da cidade e retornando pela via principal até a fazenda. Devido ao tempo curto, como precisei buscar meu pai na rodoviária, pude realizar apenas 9.5kms na Z2. Não foi no pace pretendido, mas deu o suficiente para cumprir boa parte da distância, além do mais naquele friozinho bom de Sanharó.










Depois de uma pausa de 1 semana de férias curtindo as trilhas e cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, em Goiás hora de retornar aos treinos mesmo à distância. Aproveitamos a segunda e última semana das férias para retomar. O primeiro treino da semana foi Goiânia, Goiás, com o objetivo de realizar 8kms na Z2. Pesquisando no dia anterior lugares para correr em Goiânia, achamos um parque bem arborizado com clima agradável para fazer o treino. Tinha muita subida e descida , mas que não impediu a manutenção do ritmo. Na média consegui fechar o treino com a zona pretendida. Pausas para hidratação de 1 minuto e também para dar uma respirada devido ao clima muito seco na região. Para quem quiser correr neste parque, se chama Parque Flamboyant.














Dando sequência a nossos treinos seguimos viagem até Caldas Novas, a terra das águas termais onde fomos passear e curtir as piscinas de água quente. Aproveitamos e achamos um local para dar uma corridinha rápida e manter a planilha verde! Localizamos no mapa uma ciclovia legal com 2kms de extensão em linha reta que nos ajudou a realizar o treino. Foi um intervalado de 10' Z1 + 2x(1' Z5 2' Z2 e 1'Z5) com 3''IP + 20' Z1.  Pernas responderam bem , o ritmo retomando bem mesmo com pausa de férias.  O destaque do local fica pelo som dos pássaros e araras que é um show a parte, típico da região do cerrado!










O próximo destino foi a capital do Distrito Federal , a sede administrativa do Brasil : Brasília!  Brasília tem muitas opções para corredores com vários parque ao redor. Decidimos ir na mais famosa e querida pelos corredores: O parque da cidade Dona Sarah Kubitscheck .  Um dos maiores parques em extensão que já fui : 10kms! Incrível. Além de um parque muito bom para corredores,  tem banheiros espalhados por todo parque a mais ou menos a cada 1-2kms.






O objetivo foi correr um treino fartlek com 1.5km AQC + 4 x 1.5km Z2 com 2 minutos de descanso a cada intervalo. Foi bem tranquilo, sem dores , e o mais engraçado foi que não conseguimos concluir o treino no parque todo! É muito grande mesmo!!  pernas indo forte com parciais abaixo de 06:00!











Já de volta em Recife no domingo o treino foi 12km em modo fartlek. Como eu tinha mesmo treino que minha esposa, decidimos fazer juntos. Corremos até o Parque da Macaxeira e retornamos de volta até o final da rua do Futuro x rua Amélia. O treino era 80' sendo 50 minutos na Z2, 15 minutos na Z3 e por fim 15 minutos na Z1. Pernas ainda meio travadas por causa da viagem de retorno para Recife, mas conseguimos concluir com sucesso. As pernas sentiram um pouco o esforço.















Na segunda já de volta para os treinos presenciais com a assessoria, voltamos com o fartlek e variação de ritmo. Foram 4 x 2km (Z1 Z2 Z3 Z1) com 3 minutos de descanso a cada tiro.  As pernas e cardio responderam bem, fechamos inteiro e seguindo pra o desafio no fim do mês do We Are Rec.
















Na quarta-feira foi dia de intervalado e saímos bem cedo da Jaqueira até a Beira Rio. o foco foi tiros de Z4 e Z2 (8 tiros ao todo). Os treinos foram com pace médio entre 04:27 - 04:30 na Z4, pernas responderam bem e sem dores!









Na sexta-feira, feriado de tiradentes emendado e aproveitamos para dar uma corrida 40 minutos na Z2. Pernas respondendo bem e cardio também. Treino bem de leve para soltar a musculatura!







No sábado foi dia de conhecer o percurso do We Are Rec com 15kms da Jaqueira até o Parque de 2 irmãos e retornar. Depois de mais de 3 meses sem um longão acima dos 12, foi chuva e nuvens na Z2. Passamos por Aflitos, Casa Amarela, Casa Forte e 2 irmãos com retorno até a Jaqueira. Pernas responderam bem e cardio também, me premiando com um PR nos 15kms com 01:33 min.














Segunda já com treino fartlek e conhecendo novos percursos pelo Recife, desta vez correndo até a região do Hipódromo e Rosarinho e retornando pelo percurso até a Jaqueira. Foram 1.5km AQC + 4x (1.5km Z2).  As pernas não seguraram tanto no Z2 e tive que alternar variações na Z1. Mas deu liga e consegui fechar pelo menos próximo do objetivo pretendido.










Na quarta-feira já emendando com um intervalado, no parque da Jaqueira no famoso pirâmide de Z1 a Z6. Foi suado mas cumprido, já no fim do treino eu senti um incômodo no pé direito com uma leve fascite plantar.  Foram variações sucessivas em Z6/Z1 com descansos até 1 minuto. 







Penúltimo treino antes do desafio do sábado, o terceiro treino da semana. O objetivo era rodar 8km na Z2. Muita chuva no percurso, por isso decidi boa parte do treino na Jaqueira para evitar paradas desnecessárias.  Ainda assim peguei uma baita chuva no caminho e tive que pausar por mais tempo, cheguei em casa feito pinto molhado. Mas o treino foi fechado e sem dores!











E chegamos no grande dia da prova do We Are Rec. Uma prova organizada pela assessoria da Recife Runners, já em sua terceira edição, batizada de Etapa Baobá. O objetivo dela é ser um treino especial com gostinho de prova para os corredores do grupo testarem e se avaliarem durante todo este período de treinos. Teve desafio para todos de iniciantes a avançados com distâncias de 5km a 16kms. Eu e minha esposa entramos na missão de correr os 16kms.  Após organizar todo o kit na noite anterior, saímos de manhã cedo para a largada lá no Jardim de Baobá (próximo à Jaqueira).  Com direito a aquecimento, o circuito da prova era correr até o parque 2 irmãos e retornar até a altura da entrada do Jardim.  Levei comigo apenas 1 gel de hidratação, e fui tranquilo correr. Não coloquei pausas no relógio, pois queríamos avaliar o tempo de prova.  Corri tranquilo sem dores e acabei até bem com um PR nos 16kms de 01:41:32 com pace médio de 06:12 min/km.  Atingi o objetivo que eu queria que era correr na média do Z2. Tive apenas 2 pausas para hidratação, que se não houvesse certamente eu chegaria a 06:08 min/km. Mas faz parte do processo, feliz e com medalha no peito!





























E assim fechamos o mês de abril com menos volume devido as férias , mas com dever cumprido e prova-teste realizada com bons tempos. Agora continuar trabalhando forte, pois devo me preparar para a meia maratona do Rio de Janeiro em Junho! Tentar abaixar meu tempo e curtir claro a paisagem do Rio que soube que durante o percurso é espetacular!  Simbora correr por aí!

Segue meu resumo no smashrun:









You May Also Like

0 comentários