CORRIDA CORRENDO POR RECIFE- TREINO ABRIL 2021 - 21KM CANELAS, AGORA VAI! - PROJETO 30KM
Concluímos o mês de abril com maior rodagem do ano, foram 109km com grandes conquistas este mês:
- Este mês retornamos o preparatório para a meia maratona que ficou programado para maio!
- Retorno para a maior distância do ano com 18km rodados.
- Cravando vários 7kms com paces abaixo de 06:00 min/km
- Treino realizado com time do Recife Runners a convite da minha fisioterapeuta e atleta Doutora Cândida!
Começamos maio com o primeiro treino de 07kms fortes pelas ruas do Espinheiro x Parnamirim. Legal ter visto o investimento da prefeitura do Recife nas ciclofaixas permanentes para ciclistas e de bônus para corredores como eu. Isto ajuda muito para aqueles que correm mais cedo e fogem dos carros!
![]() |
Ciclofaixa Permanente da Rua Amélia |
Pace se manteve constante em todo circuito abaixo de 06kms, o que vem demonstrado evoluções na minha mobilidade e cardio devido ao trabalho conjunto de core + Mobilidade. Vendo progressos!
O primeiro longão de maio rumo aos 21kms foram 14kms pela ciclofaixa do Recife Antigo, mas uma vez a barriga não ajudou e no km 8-9 tive que fazer um pit-stop no banheiro por problemas gástricos. Voltei a correr até fechar os 14kms. Chuva bateu forte no início!
O treino de rodagem foi 7km livres na quarta-feira pelas ruas do Recife ciclofaixa x Espinheiro x Parnamirim ida e volta. Corpo respondeu bem mantendo constância, apenas no último km que segurei e freei um pouco devido a uma pequena constipação. Pace subiu um pouco. Venho percebido que leite (lactose) tem me prejudicado com muita constipação. Vou tentar reduzir a lactose para validar minhas constipações.
Decidi trocar meu treino para o sábado para realizar novamente 14kms livres , parte do processo de treinamento visto que na última semana eu tive problema de barriga. Desta vez fui mais preparado e fiz um plano para correr na orla de boa viagem, fazia um bom tempo que não corria por lá. Foram 14kms disparados sem nenhuma dor intermitente, o que me fez atingir os melhores 14kms com tempo de 01:27:05!
No mesmo domingo eu fui fazer um longo de 10kms com Marcelle para acompanhá-la nos seus 10kms , o qual bateu PR com 01:02:37! Jovem está evoluindo! Fizemos no céu nublado com chuva tempo inteiro 10kms pelas ruas do Recife antigo até o Espinheiro. Minhas pernas estavam doloridas então fiquei só acompanhando ela atrás tempo inteiro.
Na quarta-feira pós 24kms voltei para o treino de manutenção de 07kms , mas senti as pernas, o preço do treino do fim de semana foi alto. Meu tempo subiu lá para em cima, e minhas pernas bem castigadas. Acabei com pace 06:46 . A rota foi a ciclofaixa Espinheiro x Parnamirim!
Antes do longão do sábado que eu iria executar de 16kms eu aproveitei o convite da Doutora Candida para realizar uma sessão de recovery. Este tipo de bota de compressão acelera a recuperação muscular e ajuda no restabelecimento das condições físicas, reduzindo o risco de lesão. Agora com treinos com maior volume, vai ser importante para manter meu condicionamento e reduzir riscos de lesões.
O treino do sábado foi 16kms , com direito a refresco de chuva no caminho. Minhas pernas responderam bem , um trabalho forte com meu personal Guilherme Gadelha e sessões de mobilidade e recovery com Dra Candida Gamaluna!
Corri pelas ruas do Recife Antigo com retorno até o Parnamirim pela estrada do Encanamento. O resultado foi o melhor tempo para os 16kms com 01:43:03.
Quero destacar o uso do gel em apenas 1 trecho a partir do km 10 e minhas pernas que conseguiram manter bem mesmo após o 12-13kms.
![]() |
Hoje treino livre para manter as pernas ativas para o próximo longo do fim de semana de 18kms . Foram 06 km fortes com um bom pace. Também puxei Marcelle que foi comigo acompanhando o treino de 06kms. Dia de feriado nacional, deu tempo para uma corridinha de manhã cedo pelas ruas da ciclofaixa espinheiro x parnamirim.
No sábado eu aceitei para acompanhar a prova-treino da equipe Recife Runners (@recife_runners) , uma das assessorias mais movimentadas aqui em Recife, onde eles montam treinos de corrida para todos os níveis, treinos de mobilidade e recentemente desafios em formato de provas para várias distâncias. A minha fisioterapeuta me convidou para participar para acompanhar, e eu topei o desafio. Achei muito legal a galera se apoiando com incentivos e estímulos ao longo do caminho, gente de todas idades e experiência em corrida. Cravei 2 horas nos 18kms com uma chuva leve na largada. O roteiro foi totalmente diferente com trajeto Recife Antigo x Pina com aqueles viadutos e pontes legais para subir e descer. No final deu tudo certo, pernas inteiras sem dor e inteiras! Sucesso!
![]() |
Eu roubando foto da corredora lá atrás acompanhando o mutirão! foto tirada pelo time do RecifeRunners. |
A última corrida do mês foi 10kms já visando os preparativos finais para a meia maratona. A quarta para acordar foi na base da disciplina, muita preguiça e sono, mas o objetivo e meta me fez relembrar por que corro: saúde mental , física e diversão. Vamos nessa!! As pernas cansaram após o 05 km, e eu não consegui sustentar bem o ritmo, o pace ficou na casa dos 06:20-06:30. Sem dores no final, mas realmente as pernas estão sentindo o volume de treinos. Provavelmente, a semana vai ser de descanso para recuperação para a meia maratona em maio.
Assim terminamos abril ansioso para a meia maratona em maio, espero que a próxima postagem venha com esta conquista realizada desde fevereiro de 2020!
Segue meu resumo no smashrun:
0 comentários