CORRIDA CORRENDO POR RECIFE - TREINO ABRIL 2023 - DANDO INÍCIO AO CICLO MARATONA INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE!

by - junho 17, 2023

              

Abril concluído e início pesado dos ciclos de maratona.  Treinos chegando até 34kms. Meu segundo ciclo iniciado, mas vamos resumir já já sobre ela.


Conquistas de abril:


  • Treinos de 30, 32 e 34kms (com PR!)
  • Descobri que vou ser papai!! kkk :D


Eu e minha esposa rodando pelas ruas do Recife em treino de ladeira na RR





Ainda me recuperando das cólicas e infecção intestinal desde o último de treino e de uma viagem que fiz para Inglaterra (casamento da minha irmã) durante uma semana. Bom que foi um descanso merecido e essencial para o corpo!


No primeiro regenerativo do mês fiz 50 minutos Z1 já recuperado saindo pelas ruas do Poço da Panela indo pela praça da JAqueira. Recuperando do JetLag fui bem tranquilo com pausa no minuto 30' para água e retornando até a Jaqueira.















Quarta-feira dia de intervalado com pirâmide sendo 1km dentro da Jaqueira, 1km Z4 1'45 2km Z3 1'45 1km Z4 e 1.5km Z1. Treino bem encaixado e inaugurando meu New Balance Tempo V2, leve, veloz e simples, sempre fui fã do meu Tempo V1, e o V2 ainda na mesma pegada com drop baixo sem placa.  Amarelinho deu sorte!

Começando a mente para os longões acima de 30km.











Sexta antecipando meu treino de feriado, dando start ao programa de longos de preparo para a Maratona de Porto Alegre. Depois de um longo tempo, o objetivo era concluir 30kms pelas ruas do Recife, passando por vários bairros. Consegui correr bem sem dores e sem nenhuma intercorrência. Larguei às 04:30 antecipadamente com o objetivo de fugir do sol no final do treino e encontrei o restante da equipe que também se preparam para maratona em Mendonza, Argentina. Fiz ao total 7 pausas de 1' para hidratação e seguindo o esquema de gel a cada 4kms , sendo no km 22 , troquei por uma mariola e no 25km a cápsula de sal. Treino entregue com café da manhã reforçado na Padaria Jaqueira. Treino de Páscoa entregue com sucesso!












Segunda-feira dia de regenerativo e até percurso novo com trecho rodeando o parque do Derby, bom essa variação! Foram 8km na Z2 para por as pernas em dia. Treino azeitado e entregue sem aperreios. Próximo treino já será nas terras paulistas!









Quarta-feira intervalado no parque frio e arborizado do Ibirapuera em São Paulo. Treino aqui começa tarde porque o sol só chega após 05:30 da manhã. O treio foi bem divertido pos houve uma variação de Fartlek com tiros bem curtos de 1' a 1'30. Seguem meus tiros. Saí com uma sensação de Z6 até nos Z5, acho que o frio e ar seco aqui deixa o treino um pouco mais pesado.



10’ Z2 1’IP ✅
45’ Z6 ✅
45’ Z1 ✅
1’ Z6 ❌ (Z5)
1’ Z1 ✅
1’30 Z6 ❌ (Z5)
1’30 Z1 ✅
1’Z6 ❌ (Z5)
1’ Z1 ✅
45’ Z6 ❌ (Z5)
45’ Z1 ✅
2’ IP
20’ Z2 ✅











Sexta treino improvisado no hotel devido a vôo de retorno a Recife bem cedo, ou seja apelar para nossa querida esteira! Acordei mais cedo às 05:00 da manhã e fiz na esteira com 1.5km Z1 2km Z3 2'ÍP 1.5km Z2 entregues. Meio sonolento, mas foi na base da disciplina mesmo!








Sábado dia de longo e novamente repetir 30kms, o famoso aprendizado por reforço. Tentei seguir a receita na sexta-feira com fisio recovery, jantar com massa e frango e dormir mais cedo para acordar de 04:00 e largar às 05 na orla da Boa Viagem na altura da JCPM. Comecei bem, empolgado pernas respondendo com velocidade de cruzeiro até chegar no km 15, os primeiros sinais de fadiga... mesmo com hidratação e gels , cápsula de sal não retardaram os efeitos dos cansaços nas sobre-coxas. Mesmo assim seguir firme, com a minha coach Professora Ayla me acompanhando de moto, eu e ela , não desistindo de mim. Foi superação mental para encerrar este treino depois debaixo de 3hrs de sol. Treino entregue, com uma sensação de conquista incrível. Cheguei em casa meio mal com minha esposa me pondo embaixo do chuveiro . Pequenos passos mais fundamentais para a construção e fortalecimento para maratona. Foram gels Z2 a cada 30mins, no km 24 minha goiabinha de guerra e 26km cápsula de sal. Isotônico no caminho alternando também.

Agradecimento especial a professora Ayla Silva por todo o apoio!












Segunda-feira dia de regenerativo com aperitivos: ladeira. Morro da Conceição de volta às planilhas. Foram 7.5km em Z1 com subida no morro e depois descer ladeira até a Jaqueira. Melhor parte do treino foi poder acompanhar minha esposa que também comigo fechou os 7.5km . Rodamos boa parte juntos, sempre bom correr com ela. Terminei bem sem dores e recuperando o corpo já visando o próximo longo do fim de semana.







Quarta-feira dia de intervalado com tiros de 200m Z4. Consegui fazer bem os tiros com pace até 03:35 min/km ! Que vôo!!!! Treino foi de 2km Z1 1'IP 6 x(200m Z4 300m Z2 1'10IP) e 1.6km Z1.  Parciais de 200m de 03:11min/km até 04:34 min/km e as de 300m entre 05:54 e 06:18min/km. Treino entregue com sucesso!








Treino adiantado da sexta para quinta (treino extra!) para aproveitar o feriado com minha esposa. Decidi antecipar na esteira mesmo para ganhar tempo. Foram 45'Z1 nadal quase pace parando só para curtir e fazer volume necessário para semana. Esteira livre na academia Hi, com pace chegando em até 06:30! Mas com propósito porque sexta tem longo 32kms, e é chão!!!!









Precisei adiantar meu longo de 32kms para sexta devido ao feriado, isto significa : correr sozinho sem assessoria e montar estratégias de percurso , horário e apoio durante o percurso . Fiz o desenho do percurso na noite anterior no footpath, contei com o apoio de minha esposa nos últimos 6kms e os demais foram a cada 4km pausando de 1’ a 2’ para alongamento, hidratação e suplementação. Outra estratégia para evitar falta de água no percurso já que não contava com a assessoria foi com uma mochila de hidratação que abasteci com 1 litro de água . Consegui manter constância de 06:15-06:30 em todo o percurso, já sabendo que correr 3 dias seguidos meu corpo ia pedir algo em troca. Seguindo essa estratégia fiz 16km até em casa e depois mais de 17km até fechar os 32kms. Terminei cansado 08:15 da manhã mais Feliz. Gratidão a minha esposa por essa ajuda e incentivo . Maratona não é fácil , especialmente o processo para chegar até lá.

Suplementos a cada 4km com gels z2 metade , no km 22 lanche com goiabinha e isotônico e no km 26 cápsula de sal para dar aquele fôlego final .











Depois do descanso de feriado, com pernas meio dormentes, um pouco cansadas na volta da estrada no dia anterior. O objetivo era 8km Z2. Foi entregue mas na zona alta, apenas 1 pausa no km 4 para água. Percurso rodando pela praça do Derby dando 2 voltas. Agora seguir para o próximo passo: intervalado!








Quarta-feira chuvosa mas ainda assim com direito a intervalado. Foi 100% na Jaqueira com 10' Z2 1'IP 45'Z6 45'Z1 1'Z6 1'Z1 1'30Z6 1'30Z1 1'Z6 1'Z1 45'Z6 45'Z1 e 20' Z2. Essa toda matemática aí me fez correr com tiros dentro da zona Z6 chegando a pace de 04:06min/km. Ainda a oportunidade de correr alguns metros com a a coach para trocar idéias e experiências. Treino entregue com sucesso!










Extra realizado na sexta-feira de manhã com 5km em 1.5km Z1 1'15 IP 2km Z3 2'Ip 1.5km Z2, famoso pirâmide. Consegui manter todos os ritmos dentro do plano com destaque para o 2km Z3 com pace de 05:27min/km. Treino rápido, amanhã preparo para os 34kms (Maior longo do ciclo!!)








Sábado foi o dia do maior longo do ciclo da maratonaForam 34km em Z2, fiquei preocupado na noite anterior como meu corpo ia comportar , mas ainda assim montei um plano para o treino. Jantar de massa com a esposa na noite anterior , separação de gel, isotônico e boa noite de sono. Larguei mais cedo às 04:30 do Espinheiro para encontrar o pessoal do grupo da RR com a largada programada de 04:50. Minha ideia foi adiantar antes 4kms para evitar o sol quente e o cansaço no final do treino. Fui acompanhado com um dos membros do time da RR Weverton que me ajudou bastante durante todo o treino. Rodei de Tamarineira , Casa Amarela, Apipucos, 2 irmãos , casa forte , jaqueira , espinheiro, soledade, recife antigo, 2 torres , marco zero , Santo Amaro , jaqueira. Foi chão !! Pausas a cada 4km até 1’ água e metade de gel ou isotônico. No km 26 cápsula de sal e depois só a mente trabalhando . Meu corpo rendeu bem até o km 22 , e depois fui caindo mas ainda assim mantendo pace entre 06:20-06:30. Fechado na jaqueira com pernas ainda inteiras, e conseguindo andar (mais importante ! Rs rs depois de um longo desse). Foi um teste mental e já preparo para o que vem em junho . Gratidão por ter fechado essa marca. Bora descansar no feriado porque semana que vem tem mais longo!












E assim fechamos o treino do mês de abril com rodagem subindo para 230kms  (subindo!).  Mais treinos intensos no mês de maio para o preparatório final da Maratona de Porto Alegre e uma prova extra da edição do We Are Rec Etapa Paiva!  (Minha segunda participação!)




















You May Also Like

0 comentários