CORRIDA CORRENDO POR RECIFE, BELO HORIZONTE e ARACAJU - TREINO DEZEMBRO 2022 - VOLTA DA PAMPULHA CHECKED!

by - janeiro 14, 2023

          

Dezembro último mês do ano de 2022, e também mês de celebrar a última prova do ano. Já em ritmo de festa iria ser a prova que eu e minha esposa iríamos curtir juntos: A Volta Internacional da Pampulha, nas terras mineiras em Belo Horizonte. Também comemorar os 1807 kms rodados, maior tempo x distância percorrida em 1 ano, graças a um trabalho colaborativo de muitas pessoas envolvidas desde a mudança para assessoria especializada em corrida, acompanhamento nutricional, trabalho intensivo em fortalecimento e a fisioterapia preventiva e corretiva. Foi um grande ano!


As conquistas de dezembro foram:


  • PR nos 10kms, 12kms e 18kms
  • Corrida em Aracaju * última do ano!
  • Corrida em Belo horizonte, participação 23º Edição da Volta Internacional da Pampulha!



Eu e minha esposa correndo juntos na Volta Internacional da Pampulha!






Começamos dezembro com os últimos ajustes antes da prova em Belo Horizonte. O último longo de 12kms em Z2 pelas ruas do Recife saindo do Parnamirim x Rosa Silva x Estrada do Arraial x 17 de agosto x Açude de Apipucos e retorno pela Arraial x Encanamento até o Parnamirim. Treino azeitado com o calor intenso do verão recifense. 2 paradas de água de 1 minuto.  Consegui manter o treino bem com ritmo entre 05:25 -05:35.  Treino bem encaixado com PR nos 12kms. 








Segunda dia de regenerativo, como estava um pouco mais cansado e sonolento, fui mais lento em pace de 06:00 - 06:10. Foram 8km contínuo saindo da Jaqueira até a Rua dos Palmares - famoso bate e volta. Apenas 1 minuto para tomar aquele pingo de água. Treino entregue sem surpresas!











Quarta-feira, dia de intervalado e foi puxado. 4 tiros de 1km em Z6 ( entre 04:57- 05:12). Saímos da Jaqueira com aquecimento de 1 km em Z2 e depois seguindo com 4 lapadas de 1 km com 2 'IP de descanso. Consegui fazer todos os ritmos planejados com 1 tiro chegando em 04:14, um dos melhores 1km que já fiz. Foram 04:14, 04:18, 04:52, 04:49.  Final foi 2km na Jaqueira para recuperar a alma em Z1. Agora descansar pois a prova já acontece no Domingo!










Domingo dia de realizar uma das provas mais tradicionais do Brasil, perdendo apenas para a Corrida de São Silvestre realizada no último dia do ano em São Paulo.  A Famosa Volta Internacional da Pampulha, que é realizado anualmente em Belo Horizonte em dezembro, cujo o percurso é ao redor de toda a lagoa da Pampulha, famoso cartão postal da cidade. O percurso tem 18km, porém pode enganar os corredores se não correrem tangenciado a lagoa, podendo dando dar metros a mais ou a menos.

Eu e minha esposa chegamos na sexta-feira depois da derrota do Brasil nas quartas-finais da copa do mundo. Decidimos ficar hospedados no bairro da Pampulha próximo a largada já para facilitar a logística de deslocamento. No sábado fomos retirar o kit em um shopping local, que achei tudo bem organizado, fluindo rápido o qual consegui tirar meu kit em menos de 15 minutos. O kit não era nada luxuoso, mas acho que era esperado pelo valor gasto no kit (vi muita gente reclamando da qualidade da camisa, e eu não achei ruim, já vi piores vale salientar).  Na véspera seguimos o ritual do carbonara, com jantar de carbo loading , para garantir energia para a prova no Domingo. A prova agendada para as 7hrs próximo ao mineirão. Acordamos cedo de 04:30 e de 05:30 já estávamos próximos da largada. A largada tinha muita gente, mais de 5000 pessoas pelo menos. Senti na largada um pouco da falta de organização, pois poderia ser feita a largada por blocos de onda de acordo com seu tempo pace médio. No fim todo mundo junto e misturado na largada. Isto dificultou um pouco os corredores mais rápidos que precisavam ultrapassar muita gente e fazer vários zig-zagues para chegar no ritmo desejado. A minha meta com aval da coach, era correr 15km em Z3 com pace até 05:50 e nos últimos 3kms é no coração.  Nos últimos treinos estava conseguindo manter este ritmo de até 05:50, então estava confortável com este plano projetado.  Montei a estratégia mental de conseguir manter 05:40 min/km médio até os 18kms. No início foi difícil porque muita gente na frente e os desvios foram necessários para poder encaixar o ritmo. Só atingi este pace médio no km 2 (era muita gente!). Depois de conseguir atingir essa velocidade de cruzeiro, foi só curtir a vista, clima ajudando entre nuvens e o percurso bem plano. Hidratação constante a cada 3kms e com o trecho final de presente para os corredores: uma ladeira de 300 metros para poder cruzar a linha de chegada. Rs rs, pense em um presente!


Tudo pronto na véspera da prova !


Prova concluída, medalha linda com os ícones da cidade e com um kit completo de recovery com banana, isotônico e alguns doces. Muitas fotos no caminho e dou os créditos a @focoradical com fotógrafos a postos a cada km praticamente. Difícil escolher as fotos!

Minha esposa fechou também seus 18km com PR e nos divertimos muito!  Última prova do ano com sucesso e com direito a PR!
















Depois de um merecido descanso pós-prova, voltei apenas a treinar na quinta-feira, pois na quarta-feira estava em vôo com jetlag para Recife. Mais disposto na quinta-feira, fiz o treino intervalado com 2 tiros de 1.5km progressivo em Z3 e Z4 somados aos aquecimento de 800m e desaquecimento de 3.5km. Mas vou assumir que foi puxado o treino, panturrilha sentiu um pouco devido aos esforços de domingo.










Dia de longo no sábado com 12 kms em Z2. Ainda mantendo o ritmo de 05:25 a 05:35 min/km. Saímos da Jaqueira até o Marco Zero e retorno até a Jaqueira. Pernas sentiram a partir do km 10, mas ainda consegui manter com força o ritmo. Final de treino foi momento de confra oficiosa no mercado da encruzilhada com o grupo!












Já iniciando o período natalino e também de recesso, dia de regenerativo, pernas já cansadas mas ainda consegui fechar o ritmo. Era 8km Z1, mas segui no Z2. Agora é hora de reduzir volume e só manutenção. Corredor merece um descanso também!










Quarta-feira treino ritmado nas ruas próximas a Jaqueira. Foram 4 tiros de 1km Z4 com 2 minutos de descanso. Consegui fazer todos os tiros dentro da zona planejada, com cardio e pernas em dia. Também dia do último treino com assessoria em 2022, agora só treinos de manutenção e individuais até janeiro.







Sexta com corrida antecipada do sábado para comemorar as ceias de natal sem restrições. Corrida leve em Z1 por tempo com 1h05min pelas ruas do Recife. Saímos da Jaqueira e rodamos até rua da Aurora, tempo nublado com leve chuva que ajudou irmos tranquilo. Terminamos ensopados, abafado em Recife. Fui acompanhado com a minha esposa que tinha 10 km em Z2. Agora só curtir o natal!









Segunda dia de regenerativo, e como estava energizado, corri até um pouco rápido demais. Deu pra curtir, muita gente correndo, tempo nublado, legal correr sozinho com a esposa em percursos que saem de nossa cabeça, improvisado. Pernas responderam bem. Vi que muita gente da assessoria correndo também pelas ruas no mesmo horário. Agora descanso para o treino da quarta-feira!








Penúltimo treino do ano em Recife e me juntei com o pessoal do grupo da assessoria para corrermos a partir da Jaqueira. O treino era 800m Z1 1'IP 500m Z5 1'30 IP 1km Z4 2'IP 1.5km Z3 2'IP 3.5km Z2 (regressivo Z5>Z4>Z3>Z2).  O treino encaixou bem, embora o primeiro tiro não foi tão suave, mas o segundo em diante disparei como uma bala com 1km até em Z5. Terminei suado, cardio lá em cima. Treino entregue com água de coco of the champions no final.










Último treino do ano e com a vista maravilhosa da orla de Aracaju, minha terra natal. Nunca esquecer de correr por prazer, diversão e saúde é melhor ainda. Saí de 05:30 da manhã pela avenida Beira Mar, 10km bem encaixados com aquele calor escaldante que minha terrinha sempre oferece.

















E assim concluímos o ano com 1807 kms rodados, muitas conquistas , incluindo em destaque a minha primeira maratona! Provas por vários cantos do país, incluindo a primeira internacional!


Da esquerda para direita, superior ao inferior: Volta Internacional da Pampulha (18km), Maratona de LochNess (42kms), Circuito das Estações Etapa Primavera (10km), Maratona do Rio de Janeiro (21km),  Corrida das Pontes (10kms), WE are Rec (17km) e Cabedelo Eco Run (15kms)



Feliz com os resultados, com as entregas e especialmente com a saúde que Deus me proporciona por estar de pé e fazer tanto que me faz bem. Gratidão!






Ano que vem tem mais! Bora correr por aí!


You May Also Like

0 comentários