CORRIDA CORRENDO POR RECIFE /SÃO PAULO/FERNANDO DE NORONHA - TREINO OUTUBRO 2020 - PERNAS E CANELAS CADÊ VOCÊS ?! - PROJETO 30KM

by - novembro 06, 2020

Mês de outubro, mês com menor volume em comparação ao mês anterior, com apenas 69.31km.

Alguns destaques importantes no mês de outubro:

• 10 dias de férias ausente (sem correr por alguns dias da semana)
  • Corrida em Fernando de Noronha durante as férias!
  • Maior longão foi de 12km , não consegui recuperar ainda o pique do mês anterior.

No primeiro treino de outubro, aproveitei a sexta-feira para acompanhar Marcelle em um treino leve rápido de 5km livre pela ciclofaixa do Recife. Marcelle está treinando forte para seus primeiros 10km e eu em busca de volta aos meus 21km. Marcelle fez o melhor PB de 5km do ano: 29:58.  Senti um pouco as pernas no início (pouco pesadas) mas depois elas foram se soltando , esquentando e saímos em velocidade máxima.

Ciclofaixa 065 - 5km Livre

, Avg Cadence:86

5m
441
30:10
Shoes:

Nosso segundo treino do mês foi em um cenário paradisíaco, na praia de Fernando de Noronha durante nossas férias. Procuramos descansar e aproveitar os passeios na praia, mas tiramos um dia para fazer uma corridinha até a praia do Porto , uma distância de 2.5km a partir de nossa pousada. Acordamos bem cedo antes do nascer do sol, e partimos para corrida. Lá a temperatura é bem quente e úmida e a pista lá com muitas elevações (Ladeiras pra caramba!)

Uma das ladeiras para chegar até o forte dos remédios - elevações de até 2-4metros

A primeira parte do treino foi um sucesso com pace até razoável entre 5-6. A segunda parte que foi pesada já sentindo o peso das ladeiras de noronha que exigiu muito de nosso físico.  Acabamos fazendo com pace médio de 07:22 min/km (120m de elevação). Treinar muito ladeira para fazer a famosa meia maratona de Noronha daqui (21k de noronha).

Fernando de Noronha 066 - 4.5km livre

, Avg Cadence:76

120m
426
1:13:20
Shoes:

Após retorno das férias, começamos com um treino leve no dia 12 de outubro pela ciclofaixa do recife antigo com parada no marco zero. O treino foi 5km com descanso ativo de 5'e depois mais 5km. Foram 10km na conta!  Pace cego , com água e sombra para ajudar!

Ciclofaixa Recife Antigo 067 - 5km + 5’RI + 5km

, Avg Cadence:86

25m
950
1:17:53
Perceived Exertion: Moderate

Começando a retornar os treinos longos, na quarta-feira com 12km progressivos com 6km FO, 4km MO e 2km FO. Sol entre nuvens ajudou muito. Primeiro split foi com pace 06:30 (mesmo com um pouco de cansaço nas pernas), 6-10km pernas sentiram , tanto que no km 9 tive que dar uma pausa para água e gel, e voltar a correr, no km 10 -12 recuperei o ritmo, e cheguei com pace de 06:20. Não foi meu melhor , mas para um pós-férias cheio de passeios e ladeiras , considero saldo positivo.

Ciclofaixa Móvel 068 - 6km FO + 4km MO + 2km FO

, Avg Cadence:83

20m
1,143
1:23:13

]

A próxima corrida de domingo foi no final da tarde, decidimos dormir um pouco mais no domingo. Foram 6km distribuídos em 1km FO + 1'polichinelo + 2km FO + 1'RI + 3km FO.  O treino foi nas ruas da ciclofaixa com volta final na pista de cooper da beira rio! Pernas responderam bem, mesmo com barriga pesada!

Ciclofaixa 069 - 1km FO + 1’ poli + 2km FO + 1x’ RI + 3km FO

8m
556
42:20
Shoes:

A corrida da quarta-feira seguindo a planilha foi no parque Ibirapuera em São Paulo. Corrida à noite, temperatura boa uns 19 graus. Fui sem agasalho desta vez e senti as rajadas de vento frio no rosto. A missão era 10km distribuídos em 5km FO, 1km MO, 4km FO. Pernas responderam ok e aérobico também.  Treino fechou em 01:02min!

Parque Ibirapuera 070 - 10km (5km FO + 1km MO + 4km FO)

24m
911
1:03:05
Shoes:

O próximo treino foi improvisado nos 10km pela ciclofaixa móvel até o Recife Antigo. Acordei em cima da hora em jejum e disparei para correr. Sol estava muito quente mesmo entre nuvens pela manhã.  Até o km 5 fui bem , mas  a partir do km 6 bateu um cansaço no corpo forte devido ao estafe e calor e tive que andar em trote nos km 6-8km. A mente não estava sincronizada com o corpo. Tentei a partir do km 8 recuperar o split, com ritmo moderado chegando a um pace de 06:30 . Fechei em 9.7km apenas. Mas disciplina é isto, treino não pode parar!

Ciclofaixa Móvel- Recife Antigo -071- 9.8km livre

, Avg Cadence:78

25m
912
1:16:09
Shoes:

Último treino do mês era para fechar os 12km . Aproveitei para mudar o local do treino e fugir do calor e sol. Fui para o calçadão de boa viagem à noite e fiz o treino: 6km FO, 4km MO, 2 km FO . Comecei bem com pace nos primeiros 2km de 06:00 mas depois o desempenho ficou flutuando entre 06:15-06:30.  Fechei o treino em 01:18 min.  Mesmo pace de outros treinos do mês passado de 12 km, pernas sentindo  a partir do km 9  em diante.

Calçadão Boa Viagem 072 - 12km - (5km FO + 2km+ 5km FO

5m
1,147
1:18:24
Shoes:

Mês de outubro sem fechar os 18km . Ainda pensando em como recuperar meu ritmo e energia mesmo pós-longões sentindo cansaço nas pernas. Preciso entender mais o motivo da recuperação lenta das minhas pernas pós treinos longos.

Seguimos fortes para novembro!