Correndo pela Jaqueira e Japaratinga - Treino Semana 02 - Agosto 2019 - Projeto 21km

by - agosto 21, 2019


Dando continuidade ao meu projeto de treinos para o projeto #21k, nesta segunda semana de 12 a 16 de agosto,  realizei mais 2 séries de treinos da minha planilha.


Foto durante o meu treino em Japaratinga- por Marcelle Oliveira


Na quarta-feira 14/08 realizei o meu treino à noite no Parque da Jaqueira. O dia estava bem chuvoso, portanto não sabia se iria ter o céu aberto para uma corrida à noite. Todavia, quando o céu deu uma brecha, aproveitei e arrisquei para dar as minhas voltas no parque, deu certo!  O parque estava bem tranquilo no horário e pude executar minha série com tranquilidade.

Neste treino, utilizei um outro tênis de corrida que tenho: Adizero Boston. Quis testá-lo na Jaqueira, pois só utilizava ele nas corridas oficiais, substituindo o meu de treinos o Adidas Ultraboost.  Nesta série,  após concluir senti que meu desempenho foi bem melhor, pois não senti nenhuma dor após a corrida e nem o famoso "peso nas pernas".

Ao total foram 12 voltas no parque seguindo a planilha:

Jaqueira 030 - 5’ CA - 5km MO + 2km livre + 5km MO


DISTANCE
11.0km
STEPS
12513
DURATION 

1:19:26
AVG PACE
07:13

KCAL
1035

Jaqueira 030 - Pace médio 07:30 min/km  - 1:19:26

Embora eu tenha dado 12 voltas no parque, que ao total dariam em torno de 12km de distância percorrida, o meu relógio só computou via aplicativo 11km. Estou concluindo que os relógios da Apple não são tão precisos no quesito de acurácia de distância percorrida, pois pelas minhas contas eu tinha corrido em torno de 11.5 - 11.8km , o que não fez meu pace ser um dos melhores.


Venho percebendo que quando corro sozinho, geralmente sou tendenciado a querer correr de forma mais cômoda , e acabo muitas vezes desacelerando o que deixa minhas pernas em situação bastante confortável, e o que deveria ser o contrário! Porém, após começar a me baser nas planilhas (vejam a sua importância mais uma vez!) em que ela mescla exercícios e tiros de alta intensidade, tenho sentido uma melhora em meu pace e na intensidade da corrida. Ainda não posso tirar conclusões concretas, mas espero checar na próxima corrida oficial, se de fato houve uma melhora em meu pace médio.

Outra conclusão que também cheguei após o treino, foi que agora que comecei a realizar treinos do tipo "longão",  após o km 5-6, tenho sentido muita sede, o que me leva a crer que eu possa estar tendo indícios de hipohidratação leve, quando começo a realizar treinos de maior distância/ duração.  Já estou pensando nos próximos treinos carregar uma garrafa d'agua comigo durante os treinos.





Meu segundo treino foi em uma praia em Alagoas, no vilarejo de Japaratinga. Como passei o fim de semana na praia com minha namorada, aproveitamos e decidimos fazer um treino de manhã cedo na rodovia local no domingo 18/08.  O local foi bem desafiante, pois eu não conhecia bem o percurso e também por ser próximo ao mar. Já tínhamos dado uma olhada no google Maps sobre o percurso e vimos que tinham algumas ladeiras bem desafiantes. Eu acreditei que estaria tranquilo pois já  acostumado com este tipo de rota marítima na orla de boa viagem e com os viadutos da via mangue em Recife.

O treino saiu do centro de Japaratinga até a altura do Mirante do Boqueirão (ida e volta), totalizando um percurso de 10.5km. Seguindo minha planilha treino mais uma vez:

Japaratinga 031- 5Km + 4x100m FO IP 2’ + 2x15’ (2’ MO e 1’ LIVRE)

DISTANCE
10.34km
STEPS
11726
DURATION 
1:17:41
AVG PACE
07:30
KCAL
937

Japaratinga 031 - Pace médio 07:30min/km - 1:17:41

Para mim foi um ótimo treino teste de longão, muito similar ao que encontrarei na prova de 21km em quesitos de condições climáticas e localização: pois era em rodovia, manhã cedo e próximo ao mar. A vista durante o percurso é fantástica, e recomendo a qualquer um ao visitar Japaratinga, realizar este percurso da rua principal passando pelos principais pontos turísticos de Japaratinga: Bitingui e Boqueirão.




Os principais desafios nesta prova são as ladeiras, especialmente no 1-2km, com 2 a 3 ladeiras de elevação acima de 20 metros.  Ao ver a ladeira de perto, vi o quanto ela era íngrime, o que pode ter prejudicado o meu desempenho durante o treino. O diferencial nesta corrida foram os tiros de 100 metros em alta velocidade, que forçou minha musculatura inferior.  Destaco o calor durante a prova, pois aproximando das 07:30-08 da manhã, estava com muita sede. Novamente, não levei nenhuma garrafa d'agua o que me prejudicou durante o trajeto.  Por outro lado fiquei satisfeito, pois não senti dores musculares após o treino. Já estou sentindo melhorias em meu joelho, que não reclama dos meus treinos de maior distância.







De modo geral, acho que na segunda semana, os destaques positivos foram: 2 treinos seguidos acima de 10km sem dores musculares, e ter realizado um novo percurso em meus treinos com uma paisagem fantástica em Japaratinga.  Os pontos negativos foram: Meus paces não foram melhores; os trackings do meu relógio que não foram precisos e finalmente a minha hipohidratação durante os treinos, que me prejudicou em alguns momentos.

Acredito que Japaratinga merece um post especial somente para ela, compartilhando a rota que fiz para quem quiser também conhecer a praia e aproveitar uma corridinha pela manhã por lá!



You May Also Like

0 comentários